terça-feira, 2 de agosto de 2016

caminhos cruzados - érico veríssimo






romance moderno, frases curtas, discurso direto e indireto livre prevalecem.
narrativa em terceira pessoa, onisciente. Aqui, o enredo expõe os caminhos de gente abastada como zé maria ou leitão leiria; figuras quase miseráveis como benévolo ou cacilda e também os de classe média e vida assalariada como fernanda, honorato e prof. clarimundo. essas figuras vivem realidade cinzenta, sem gosto, sonhando com outros mundos. é o caso de benévolo, assim como clarimundo ou mesmo noel. numa outra parte do enredo, a vida baseada no status social expõe fragilidade do caráter de muitos personagens, como d. dodó buscando fama na pobreza alheia ou mesmo seu marido e a postura adúltera que assume. os devaneios e fantasias dos personagens são sempre superados pela realidade.
repare que veríssimo se faz valer da técnica do "contraponto", ou seja, um evento mostrado sob diferentes pontos de vista.
por vezes, a narrativa assume cadência mais lenta, mas a descrição não é estática e auxilia a compreensão da rotina dos personagens, muitos – se não todos, levados pelo destino, sem muita iniciativa própria.
a expressão “ver a cara do madruga”, do cel. pedrosa denota essa vontade de querer existir superando o outro, apenas vivendo aos olhos do outro. à primeira vista, pode-se pensar que a história toda é do homem sírio, como sugere professor clarimundo. o nome dele uma provocação: clarear o mundo. a realidade é cruel e consome os menos corajosos. será?  pode ser que tudo seja obra do homem de sírio... essa dúvida é da arte.

são personagens simplórios no quesito ação ética (ou mesmo moral) mas descritos com profundidade rara e antecipa, de certa forma, o que se vai ler no traço de clarice lispector ou guimarães rosa. 






sexta-feira, 29 de julho de 2016

modernismo e fábula





poucos escritores misturaram tão bem a matéria fabulosa com a vida comum, como guimarães rosa.... a sobriedade na construção de personagens e gosto pelo mistério dão tom de "conversa de bois", um dos contos de "sagarana".
para saber mais, assista-me!



quinta-feira, 28 de julho de 2016

por que sou contra a redução da maioridade penal


a violência gera violência. esse é meu melhor clichê. meu nada. é do mundo, por isso, clichê.
reduzir maioridade é se abster do processo de valorização da sociedade. reduzir maioridade é retirar do estado uma responsabilidade: recuperar jovens.

veja :


terça-feira, 26 de julho de 2016

quinta-feira, 21 de julho de 2016

a maldição do preconceito (escola sem partido)






os tais homofóbicos, que cultuam a cultura do estupro, racistas e intolerantes em geral já descobriram que quanto mais se estuda, mais se quer conhecer o movimento da humanidade e, por isso, a tendência é busca de harmonia, de paz, de vida coletiva, conhecido vulgarmente como "bem-comum". 
a direita que sustenta a ideia de que pode haver escola sem ideologia se mostra uma aberração sem tamanho. não existe situação de troca de ideias em que não haja caráter ideológico. e nem digo que o tal caráter deva ser "de esquerda" ou "direita". 
quando se ataca a escola supostamente partidária o alvo é o discernimento. o alvo é poder de argumentar. quem não argumenta, deixa para outros fazerem. quem não lê, precisa acreditar no que outros dizem. é o que ocorre exatamente com o crescimento da bancada evangélica, no congresso, em sua maioria conservadora e nunca apresentaram projetos sociais que defendessem a população brasileira como um todo. ela é manipuladora. usa do nome dos mitos (no caso o deus cristão) para amealhar votos e ludibriar fiéis. além de tudo, são, hoje, golpistas.
não é possível que se esteja discutindo proibição de pensamento, em pleno século 21. a democracia facilita a manifestação de todo mundo, inclusive os de extrema-direita. agora, é de uma burrice tamanha que se queira discutir formalmente a censura, em escolas, quando o que se tem dentro delas é justamente o debate e o pensamento crítico. como dar aula de história sem condenar o nazismo? como ler "navio negreiro" (séc 19) sem falar do racismo de hoje? o que será das aulas de literatura ou história, filosofia, ciência, tudo, com essa merda de projeto?
"o primo basílio"por exemplo, será apenas um romance sobre adultério? -- e por isso vai ser banido das escolas, ahã --, assim como "dom casmurro"? e "hamlet"? e "othelo"? felizmente, mesmo que o projeto passe, duvido que alguém de direita consiga ler literatura sem dormir na segunda página de qualquer livro. apoiar um projeto desses é vergonhoso. 


quinta-feira, 7 de julho de 2016

claro enigma - drummond






claro enigma é um conjunto de poemas de carlos drummond. mais um, dentro de sua vastísisma produção. aqui, por vezes verborrágico, insiste no tema da angústia, o que o torna um tanto repetitivo, já que o livro é curto. pretensioso até o talo, um de seus poemas se chama "a máquina do mundo", uma clara referência ao evento de mesmo nome, em "os lusíadas". vai vendo.
são seis partes: "entre lobo e cão", "o menino e os homens, "selo de minas", "notícias amorosas", "lábios cerrados" e "a máquina do mundo".
prevalecem versos livres, mas há um e outro soneto, além dos 96 versos decassílabos deste "...máquina..."
verso livre predomina, embora haja sonetos -- é a tal pretensão clássica. ficar atento a "oficina irritada", poema que traz a expressão "claro enigma". veja vídeo abaixo.
solidão, renúncia, saudade de um tempo que não viveu, contrastes soltos como art nouveau mal espalhados... não sei... são temas vagos para assuntos cotidianos. drummond de sempre. mas está no vestibular, aqui em são paulo, creiam (e fernando pessoa de fora).
mas dois poemas se salvam : "sonetilho falso a fernando pessoa" e "III - mercês de cima".
mais que isso, só me assistindo.






quarta-feira, 6 de julho de 2016

retirantes e refugiados





"retirantes" é quadro bem marcante de cândido portinari, século 20. há mais água pelos olhos da menina do que no sertão. mas é sabido que a falta de chuva não é o principal problema ai. leia, com tempo, o curtíssimo é pontiagudo "urubu mobilizado", de joão cabral de melo neto. tão marcante quanto.

se puder, veja-me :


terça-feira, 5 de julho de 2016

escolha com o estômago




escolher carreira, na juventude, não é tarefa fácil. ainda mais quando se trata de classe média, para quem tudo tem um preço e o prazer é consequência.
muitos jovens que conheço -- trabalho com ensino médio -- se sentem pressionados, ora pela famíla, ora pela comunidade (colegas, mídia e até professores) a buscar um curso universitário que lhes dê garantias financeiras, como se isso fosse possível.
todas as escolhas permitem ascensão em qualquer sentido... basta escolher com gosto e entregar-se. felicidade rima com felicidade e ponto. grana é consequência.

veja :


domingo, 3 de julho de 2016

o novo filme do carneiro






obra de arte mais esperada que série com tema medieval. 
"o mingau de fabiano" supera qualquer chance de crítica.
obra prima.
cativante, inspirador. mágico.

assista ... antes que te contem o final!



o que é literatura brasileira?





desde quando existe literatura brasileira?
quem foi o primeiro escritor?....

veja tudo isso e muito mais me assistindo!

se puder, divulgue, isso ajuda a expandir alcance