Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2020

orlando é o clássico do século 20 na inglaterra

Imagem
existem várias e várias obras inglesas legais, no século 20. literatura de gente como bernard shaw, conrad, shakespeare, donne, orwell, rushdie, mas sei que woolf, a virgínia de orlando é um marco porque planta uma necessidade de se discutir e agir em torno dos assunto transexualidade e homossexualidade. fora a liberdade que tudo isso traz em relação a poder fugir de rótulos e preconceitos. saber mais ? assista-me!

ruínas circulares - jorge luis borges - resenha

Imagem
                                                       escher - 1948 conto publicado no livro "ficções", 1944, em buenos aires, argentina em 1941 o conto sai na coleção "o jardim dos caminhos que se bifurcam"  as ruínas circulares um mago chega numa região de beira de rio, vindo do sul, à noite. este mago precisa dormir. quando dorme ele é um criador. em sono, alimenta sua fantasia criativa.  ele, bem cansado, chega até o recinto das ruínas circulares. o local havia sido consumido pelo fogo.  o mago precisava dormir e sonhar um homem. era seu destino. a necessidade era tamanha que ocupava toda sua alma, de modo que nem sua origem ou nome ele mesmo desconhecia. lavradores, em volta do lugar, sustentavam sua vida com fruta e arroz. nos sonhos, havia alunos para este mago. estudavam anatomia e cosmografia. os alunos não...

MELHORA, 2020 !

Imagem
  setembro de 2020.  mortes continuam. quase 140 mil, oficialmente, no país. bares reabrem, escolas querem voltar, estádios planejam público de volta... não houve ainda lockdown, não há testes na quase totalidade das escolas e não existe vacina.  enfim. fiz uma proposta a uma das salas de ensino médio que tenho. uma campanha para buscar animar quem está sofrendo mais... algo como banner, vídeo.  uma das salas tinha como tema o "setembro amarelo".  outra, apenas o "melhora, 2020!", mais genérico. leandro fez o banner "procure ajuda", aqui acima. wallace, primeira série, fez este aqui:

camões em perigo - análise dos sonetos de luís de camões

Imagem
                                                         sonetos do poeta português O QUE VAI ENCONTRAR o que é renascimento comentários sobre vários de sonetos e por que camões corre perigo... COMPRE O SEU! CLICA!

mula-sem-cabeça é questão de prova, nesse brasil

Imagem
o desenho é do cartunista adão, mas a história é bem real. a burrice impera em muitos setores de nossa sociedade e essa é a pior pandemia. faria questões de prova, certeza 1. qual função da linguagem prevalece quando se unem os termos "mula" e "mala" ? 2. a quem se refere o desenho do homem engravatado? 3. crie três pequenos discursos que esclareçam e corrijam as falas do homem. . . . . respostas possíveis 1 . função poética 2. o desenho se refere a figuras tanto da extrema direita como da extrema ignorância, aquelas que acham a terra plana e condenam vacinas. 3 .  a terra não é plana; nazismo é de extrema direita; bandido bom é bandido julgado -- desprezar ciência, desconhecer história e pregar pena de morte são índices de indigência intelectual, resvala no racismo e toda conduta desumana pracisa ser combatida, preferencialmente com o cérebro que argumenta e com a lei que pune.

os canalhas não suportam poesia

Imagem
                  rafael corrêa, cartunista, século 21 não é de hoje que os canalhas não suportam arte. sabemos de censuras, no país, desde gregóprio de matos, lá no século 17. houve censura a caetano veloso, geraldo vandré, graciliano, cassandra rios,  jorge amado... dentre outros tantos e tantas. os canalhas são violentos; canalhas espalham notícia falsa, ele são individualistas, odeiam escola, ciência, arte, mulheres, pretos, indígenas, são o que são porque o brasileiro em geral sempre sonhou em ser da casa grande. e para ser da casa grande, precisa se comportar como tal. daí a truculência, corrupção, o estar acima da lei, o desprezo pela ciência... queria muito que a vida melhorasse. é clichê, eu sei. vida melhor. queria vida melhor... prefiro o clichê a esse amargo na boca. quero mundo melhor.

vida tá foda vira questão de prova, na pandemia

Imagem
                                                                                                          estela may  como tá a vida? pois é, tirinha da estela may, aqui, em 2020, pelo jornal "folha de s paulo". dava uma questão de prova e eu  perguntaria:  1. qual o sentido possível de "foda" no primeiro quadrinho?  2. no último quadrinho, o segundo "foda" qualifica a palavra "foda" que lhe antecede. qual seria uma melhor transcrição deste último quadrinho para uma linguagem mais formal? . . . . . . respostas possíveis 1. intensa ou difícil 2. intensamente intensa reparem que não tem menor sentido traduzir linguagem oral, né. foda isso.

libertinagem é aula de poesia e humanidade

Imagem
manuel bandeira [ 1886 - 1968 ] poeta modernista e, por vezes, bem lírico saiba tudo do livro ! assista-me!