sexta-feira, 2 de setembro de 2016

capitães da areia




o livro se inclui na primeira fase da obra do baiano lírico, revela a diferença de classe e a violência contra os mais pobres, vitimados pelo que se acostumou a ler como “os ricos”. de caráter panfletário e feito em forma de uma sequência de episódios, “capitães da areia” se esforça para expor caráter quase documental, uma vez que as notícias publicadas antes do primeiro capítulo, dariam verossimilhança à narrativa, expondo uma necessidade de fazer da obra uma arma contra a miséria
a narrativa envolve pedro bala, líder dos “capitães”, filho de um grevista morto pela polícia, com um tiro. em torno dele, outros meninos, como sem-pernas, joão grande, professor, gato, querido-de-deus e pirulito, dentre outros.
cometendo furtos e vivendo como gente grande, os meninos, por volta de quatorze ou quinze anos, são mostrados como vítimas da sociedade capitalista. Vale lembrar que o livro sai em 1937, auge do varguismo. os adultos respeitados pelo grupo são apenas dois: padre josé e aninha, mãe de santo. uma cena emblemática, é o momento em que professor (joão josé) toma o capote de um homem que se ofendera com seu desenho, tendo inclusive apanhado deste homem. o capote torna a figura do adulto um estrangeiro, alguém fora do ambiente quente de salvador. os policiais também fazem parte dos sonhos de ódio dos capitães. até a família singela, que adota Sem-Pernas, padece, vítima do assalto dos meninos, pois eram ricos. Professor chega a ser reconhecido, na rua, como um futuro desenhista de sucesso, mas não consegue acreditar na proposta de um homem bem vestido que lhe dá um cartão. o menino prefere ficar com a piteira que recebera, deixando o cartão pela sarjeta.
marcando época, está a varíola, que acaba vitimando ricos e pobres. boa-vida, um dos capitães, é acometido pela “bexiga”, mas fica saudável.
com a chegada de dora ao trapiche, percebe-se um rito de passagem para todo o grupo. seus pais haviam morrido de “alastrim”, a varíola. protegida pelo bando, torna-se uma mescla de menina e menino, ágil, companheira, vestida de homem. presos, dora vai a um orfanato e Pedro ao reformatório. torturado, não revela a morada dos outros capitães. É notícia nos jornais. com ajuda dos demais que ficaram fora, consegue fugir, mesmo enfraquecido por passar oito dias em uma cafua, espécie de solitária. dora é retirada do orfanato pelo bando, muito doente. ela e pedro se amam no trapiche e, em seguida, ela morre. impossível não lembrar romeu e julieta, muito menos esquecer iracema, enterrada na praia, deixando seu amado Martim com sua memória. dora é levada mar adentro, oferecida a iemanjá.  sem-pernas também passa por uma espécie de rito de crescimento, quando se vê seduzido pela quarentona que o acolhe, envolvida no mesmo plano de outrora: entrar para roubar. a partir daí, os capitães irão se dispersar. gato vai para ilhéus, professor parte para o rio de janeiro (capital do país), pirulito torna-se frade, padre josé vai ao interior, em nova paróquia, Volta Seca entra para o bando de lampião, joão Grande vira marinheiro, sem-Pernas suicida-se e querido-de-deus segue sua vida de capoeirista. pedro bala deixa o trapiche, torna-se líder comunista, após se envolver com os doqueiros. fim.




quinta-feira, 1 de setembro de 2016

sarapalha - sagarana





na beira do rio pará, na tapera do arraial, havia um povoado praticamente abandonado, em função da epidemia de malária. o lugar que tinha sido belo e bom de se plantar, agora estava, literalmente, às moscas. primo ribeiro e primo argemiro, homens feitos, são os habitantes que restaram no vau de sarapalha. eles e o cachorro jiló, cheio de marcas na pele, coberto de vermes. ali, atacados pela febre, tremem, e esperam a morte.
um cuida do outro durante e depois do acesso, bem unidos, sendo velados pela natureza que parece entristecer-se com aquela situação.
argemiro se sente muito triste com a fuga de luísa com outro homem. a moça era casada com primo ribeiro, mas ele, argemiro, silenciosa e discretamente, amava a mulher. seu plano é contar ao primo ribeiro seu amor platônico por luísa. qur saber como termina ?
assista-me!


quarta-feira, 31 de agosto de 2016

cinza 31






chove, nessa quarta-feira ruim, de agosto. fim de um período democrático, porque alguns corruptos não queriam que o processo de caça à corrupção (lava-jato) chegasse até eles.
o dia já amanheceu cinza, a tristeza vem à tona.
saber que se lutou e ponderou mas que o buraco continua a se abrir é terível.
seres humanos, em média, não fazem concessão e nem buscam compreender. são taxativos e, por vezes, definitivos. está na raiz do egoísmo o reino das justificativas. é melhor justificar do que assumir qualquer ato. egoístas demonstram pouco tato, são rancorosos... é ruim.


dicas literárias





o que pode haver em comum entre "til" (alencar) e "a cidade e as serras" (eça) ? e entre figuras rudes como jão fera (til) e fabiano (v secas) ? quer mais dicas ?
veja-me!
e, se puder, divulgue! os vestibulandos agradecem.


terça-feira, 30 de agosto de 2016

trilha de aves




a pousada "trilha dos tucanos" está inserida numa grande área de preservação ambiental (apa), na região de tapiraí, s paulo. lá, marcão e patrícia comandam um lugar feito para observação de pássaros, natureza e céu magnifíco.
recomendo!



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

terra sonâmbula é vertigem






pense numa espiral. pense num quadro de dali. pense em uma narrativa densa, poética. pense na áfrica dos últimos trinta anos. "terra sonâmbula" é muito mais que literatura moderna. é magia. portal de fantasia e história. mítico. crítico e filosófico.
mia couto é cirúrgico quando se trata de construir painel para uma determinada ação. cenário que se move, personagens que se desfazem. 
são duas narrativas : muidinga e tuhair -- uma criança e um idoso -- fugindo da guerrilha, durante a guerra civil, emoçambique. a dupla busca abrigo num velho ônibus queimado (um "machimbombo"). lá, o garoto muidinga encontra um caderno e começa a ler as histórias de kindzu, ali narradas. 
quer mais ?
veja-me!


paraolimpíadas nada especiais




a revista vogue editou imagens dos modelos cleo pires e paulo vilhena para que representassem atletas paralímpicos, cujas competições começam em setembro próximo. uma avalanche de críticas se deu, por conta da falta de sensibilidade da revista porque simplesmente não escolheram atletas especiais de verdade... retiraram, via edição de imagens, partes do corpo desses modelos para chamar atenção do público-alvo (gente branca, classe média, que não enfrenta situações como a de cadeirantes ou com deficiência visual, por exemplo).
não contente com as críticas (típico de gente mimada), um dos modelos disse que quem criticou a campanha era preconceituoso. terrível. a pessoa (um dos modelos citados) acredita que achar que se faz um bem com uma campanha dessas é correto e definitivo. confundir opinião com argumento é de uma ingenuidade atroz.


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

banalização de imagens trágicas







a proposta de redação da unesp, em dezembro 2015, ainda ecoa pelos bancos escolares.
saiba por que.

veja:


arcadismo para quem precisa



o que é arcadismo ?
uma escola literária do ocidente. nascida no século 18, representava o espírito racionalista que também gerou o iluminismo.
poetas valorizavam a natureza e o modo de vida rústico...
está complicado ?
então me assista! compartilhe ! e dê um joinha, vai!
clica !


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ser romântico é ...





romantismo, oficialmente, apareceu no brasil com "suspiros poéticos e saudades", de gonçalves de magalhães, 1836. 
depois dele, alencar, gonçalves dias e até o garoto castro alves fizeram mais sucesso.
as principais marcas desse estilo, por aqui : natureza exuberante, narrativas folhetinescas, adjetivos, fantasia e o tal amor.
quer saber mais ?
veja-me!


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

trânsito - tema para redação





sabia que nos últimos dez anos, até agora, a média de mortes por ano supera 40 mil? isso mesmo: mais de 40 mil mortes por ano. não contei os feridos. só mortes. mais de 3 bilhões, só em 2015, foram gastos em indenizações para mortos e feridos, em acidentes pelas rodovias e ruas do país. e ainda há os imbecis que dizem que o sistema de aferição de velocidade é "fábrica de multas". muita gente -- principalmente de classe média, adora burlar o imposto, sonegar, comprar de ambulantes sem nota, tudo pra levar vantagem. é burrice. é crime. daí, falta ao estado condição para alimentar o s.u.s., para alimentar escolas públicas, a polícia, comprar vacina etc etc etc. daí, essa mesma classe média, cobra dos governos o combate à dengue, cobra escola de primeiro mundo, rua sem buraco...e adora sonegar. enquanto nossas escolas, templos, imprensa e poder público não se unirem pela democracia, pela transparência e ética, ainda vamos viver o inferno do individualismo. o exercício da boa convivência cidadã começa em casa e se estende à rua, para sempre. construir um país não é fácil. ser honesto é.
veja:




domingo, 14 de agosto de 2016

como fazer miniatura para vídeo





animado com a chance de melhorar o mundo todo com um canal no youtube, resolvi fazer um tutorial singelo, técnico, sobre uma ferramenta que edita vídeos. de repente, algum neófito pode precisar de minhas dicas.
qual foi o tema ?
como criar uma imagem-capa para seu vídeo, como esta que você está vendo aqui abaixo.
vamos lá!



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

oficina irritada (claro enigma)




"oficina irritada" é o mais emblemático poema do livro "claro enigma", embora muita gente eleja "a máquina do mundo" como destaque maior. não tem problema. vou ficar com este e explico o motivo.
o poema está em forma fixa, é um soneto decassílabo, fato que vai se repetir mais vezes, no livro, não só com o soneto mas com quartetos e versos de métrica regular. aqui o poeta parece fazer um pedido de mais responsabilidade para com o uso do verso. na metalinguagem explícita (tratar do texto enquanto o faz). leia. vai te fazer bem, e olhe que é drummond heim.

OFICINA IRRITADA

Eu quero compor um soneto duro
como poeta algum ousara escrever
Eu quero pintar um soneto escuro
seco, abafado, difícil

Quero que meu soneto, no futuro
não desperte em ninguém nenhum prazer
E que, no seu maligno ar imaturo
saiba ser, não ser

Esse meu verbo antipático
há de pungir, há de fazer sofrer
tendão de Vênus sob o pedicuro

Ninguém o lembrará: tiro no muro
cão mijando no caos, enquanto Arturo,
claro enigma, se deixa surpreender




primeira metade do soneto: poeta quer causar impacto, deixa recado claro. quer soneto duro, difícil de ler, que seja doído até pra reler, no futuro. e esse futuro bem pode ser hoje. segue.
"oficina irritada" lembra "profissão de fé", do parnasiano bilac e também "poética", do bandeira, dois metalinguísticos poemas que se pretendem indicadores de caminho a novos poetas. o primeiro direcionado aos antirromânticos,  o segundo aos modernistas iniciantes. 
aqui, o eu lírico brinca com shakespeare, pura ironia abaixo da média dos escritores de seu tempo (drummond) mas serve para causar um distanciamento necessário da poesia mundana que, a meu ver, ele quer criticar. shakespeare é um clássico, vale lembrar.
os tercetos: poeta insiste que os versos não têm pretensão de agradar. como se o poeta fosse a manicure que vai machucar a deusa ao invés de cuidar. e ninguém vai lembrar... como um tiro no muro -- barulhento, mas sem ser letal; ou cão mijando no caos, uma constatação de desordem. o poema não se pretende clichê, não se pretende lugar comum. vejam, arcturo é uma estrela de primeira grandeza, na constelação de boieiro, uma extensão de ursa maior. então, o soneto vai ser impactante e quer instalar uma ordem nova, mais série, mais cuidadosa da linguagem. divina, portanto, porque lavada pela imagem de arcturo, ao final. 

quer mais do livro do mineiro de copacabana? (ironia, ironia)









sexta-feira, 5 de agosto de 2016

duelo - guimarães rosa




mais que um duelo entre cassiano gomes e turíbio todo, o conto é também uma narrativa mística, mostrando um duelo que, na verdade, se dá entre timpim vinte-e-um e turíbio.
modernismo, neologismo, sertão mineiro, século 20.
vale me assistir.


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

aécio fala sobre lula





a entrevista à revista "veja" não é nova, remonta o início do primeiro governo dilma... mas é claro como luz de sol.



quarta-feira, 3 de agosto de 2016

romeu e julieta - mais do que goiabada e queijo








quem aqui nunca ouviu falar dessa dupla inoxidável e açucarada?
pois é... "romeu e julieta", famosa tragédia, remonta o século 15 e saiu da cabeça de william shakespeare, dramaturgo inglês. pode sim ter sido história verídica.

quer saber mais?

veja-me !


terça-feira, 2 de agosto de 2016

caminhos cruzados - érico veríssimo






romance moderno, frases curtas, discurso direto e indireto livre prevalecem.
narrativa em terceira pessoa, onisciente. Aqui, o enredo expõe os caminhos de gente abastada como zé maria ou leitão leiria; figuras quase miseráveis como benévolo ou cacilda e também os de classe média e vida assalariada como fernanda, honorato e prof. clarimundo. essas figuras vivem realidade cinzenta, sem gosto, sonhando com outros mundos. é o caso de benévolo, assim como clarimundo ou mesmo noel. numa outra parte do enredo, a vida baseada no status social expõe fragilidade do caráter de muitos personagens, como d. dodó buscando fama na pobreza alheia ou mesmo seu marido e a postura adúltera que assume. os devaneios e fantasias dos personagens são sempre superados pela realidade.
repare que veríssimo se faz valer da técnica do "contraponto", ou seja, um evento mostrado sob diferentes pontos de vista.
por vezes, a narrativa assume cadência mais lenta, mas a descrição não é estática e auxilia a compreensão da rotina dos personagens, muitos – se não todos, levados pelo destino, sem muita iniciativa própria.
a expressão “ver a cara do madruga”, do cel. pedrosa denota essa vontade de querer existir superando o outro, apenas vivendo aos olhos do outro. à primeira vista, pode-se pensar que a história toda é do homem sírio, como sugere professor clarimundo. o nome dele uma provocação: clarear o mundo. a realidade é cruel e consome os menos corajosos. será?  pode ser que tudo seja obra do homem de sírio... essa dúvida é da arte.

são personagens simplórios no quesito ação ética (ou mesmo moral) mas descritos com profundidade rara e antecipa, de certa forma, o que se vai ler no traço de clarice lispector ou guimarães rosa.