esta
é uma imagem típica dos século 21 e vem servindo de sustentação para discursos
geralmente conservadores que demonizam a juventude e, por consequência, a
tecnologia. vamos direto ao ponto. por que o senso comum vai afirmar que a partir desta imagem os jovens nada querem saber da arte e sim da internet? porque há adultos com preguiça de entrar nesse debate. é sempre assim? sempre alunos com preguiça? respondo: os estudantes só irão se distair se não houver projeto, se não houver motivo para sustentar ida ao museu. antes do educador reclamar do possível descaso com a arte, deixar claro o que será feito nesse museu. de início, parar de chamar a atividade de "passeio" e sim "estudo do meio". bolar atividade para o dia da visita e outra para a sala de aula. dá trabalho. isso se chama "educar".
outra
coisa: é bem possível que, na imagem acima, os alunos estejam completando um
trabalho a pedido da escola. eles têm um blog? rede social? eles podem sim
estar trabalhando em função do estudo, ora pois. por que sempre crer que há algo errado, na imagem descontextualizada? pode ser que estejam distraídos? sim, pode. mas já adianto: responsabilidade do educador. toda. e não me venham dizendo que a saída é sequestrar os celulares. eles não terão como se distrair com celulares, disco-voadores ou a porta de saída se tiverem um projeto. como foi montado o estudo? um simples "vamos ao museu!". errado, lógico.
perdoem
a franqueza, mas a ideia aqui é ajudar: professor(a), melhore sua aula.
procure
colega, coordenação, livros, experiências similares, pelas redes sociais. não
sabe o que fazer em um museu com seus alunos? comece propondo que definam a
função de um museu, após toda a visita. peça que reflitam sobre a função da
arte. Se o foco for algum artista específico, proponha pesquisa, uma questão
específica sobre seu estilo ou o da época.
só reclamar
de alunos desinteressados é sofrer depois quando eles, já crescidos, forem
fechar exposições de arte.
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