quarta-feira, 3 de outubro de 2018

senso de humanidade deve prevalecer nas eleições de 2018


                                                   
a escalada do conservadorismo baseado na ignorância histórica e repulsa às verdades cotidianas é uma doença. algo nascido na ausência do estado e suas ferramentas de civilidade básicas que vão desde o saneamento em muitas regiões até desenvolvimento de pesquisa científica através do apoio às universidades públicas.
e não me venham falar que o presidente xis ou a presidenta y são culpados únicos por isso. saneamento é obra das prefeituras, assim como coleta de lixo. não existe funcionário federal de limpeza. nem professor federal de sexto ano do fundamental. existem escolas federais, mas são pouquíssimas. educação básica é função do estado. a distribuição financeira advinda de impostos nunca foi tão grande como nos primeiros quinze anos do século 21. entre 2003 e 2014, 14 universidades foram criadas.  mas claro, toda a desgraça e ignorância de fascistas de hoje vai ser colocada nas responsabilidades de lula e dilma, caso o nazi-fascista jair avance rumo ao planalto. no governo juscelino foram 10. na era fernando henrique foram 2.
o discurso bizarro de jair assusta quem valoriza democracia e a humanidade. alastrou-se até no meio religioso. muitos evangélicos e católicos abraçam os grunhidos de jair sem se dar importância ao fato de que nele, o discurso prega morte, homofobia, racismo. não me espanto quanto à postura de boa parte das igrejas, por aqui. a católica, por exemplo, achava normal a escravidão. assim como achava comum mulher não votar, até meados da década de 1930.
o interesse dos cleros -- via tv, rádio ou internet -- é manter a submissão de seu rebanho debaixo do medo do inferno e sustentado pelo dízimo sempre caro. e ainda há quem realmente abrace a campanha deste limitado intelectual fascista jair. por quê? de novo: mitos não existem. existem sacerdotes que falam em nome dessas figuras da literatura mítica. falam e, em geral, ameaçam seus fiéis que veem na igreja um respaldo para suas covardias. as suas e as dos sacerdotes. já disse professor leandro karnal: "o medo atrai mais pessoas às igrejas que o amor".
sim, estou sim responsabilizando parte de nosso clero (evangélicos, católicos e afins) por essa ascensão da ignorância que vai desde a recusa em vacinação até o ridículo da interferência na constituição obliterando a questão da interrupção da gravidez. sem falar da tal "terra plana". é de envergonhar. que sejam conservadores e limitados intelectualmente, mas dentro de seus templos.
e há os educadores. sim, muitos se omitiram, desde os episódios de junho 2013 até agora. não promoveram debates, não levantaram questões sobre liberdade. e tome ascensão do m.b.l. e a imbecilidade da "escola sem partido". outros até panela bateram. outros ainda viram nos holofotes a jair a chance de dar vazão ao racismo e machismo inerentes à história de nossa casa grande.
nesta semana de eleição presidencial e também legislativa, ouço de muitos que, por exemplo, ciro gomes poderia vencer jair, num eventual segundo turno. em que pese a ascensão da candidatura petista só crescer nas últimas quatro semanas que antecedem o pleito. pergunto: por que isso, agora? por que estes centristas-ciristas não fizeram campanha por ele, lá atrás, desde 2016? por que só petistas aguentaram o tranco do golpe e da prisão sem provas de lula? muita gente supostamente progressista se calou diante desses episódios... hoje, início de outubro, com ciro ou geraldo sem chance alguma de segundo turno, essa gente chora leite derramado e clama por voto útil. uma tristeza. espero que sobre bom senso, no segundo turno e o anti-petismo implantado pela imprensa comprada por temer se esfarele diante da necessária democracia, dentro do brasil. fascismo não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário