no seu pescoço - conto - chimamanda adichie

              

"no seu pescoço", é um dos 12 contos do livro com o mesmo nome.
aqui, trata da experiência de akunna-- jovem nigeriana, 22 anos -- que se muda para os estados unidos após ganhar o
green card

o tema geral, aqui, é adaptação cultural dificílima de uma africana nos estados unidos. também se nota a questão do racismo. 

akunna chega aos estados unidos com a expectativa de encontrar oportunidade de trabalho e algum conforto, conforme idealizado por sua família... mas não acontece. no início da jornada, no novo país,  foi assediada por um tio: acaba fugindo,vai parar em connecticut

"(...)na verdade, ele era irmão do marido da irmã de seu pai, não parente de sangue. Depois que você o empurrou para longe, ele se sentou na sua cama — a casa era dele, afinal de contas —, sorriu e disse que você não era mais criança, já tinha vinte e dois anos. Se você deixasse, ele faria muitas coisas por você (...) Você se trancou no banheiro até que ele voltasse para cima e, na manhã seguinte, você foi embora, caminhando pela longa estrada tortuosa, (...) Perguntou-se o que diria para a mulher para explicar sua partida. E lembrou do que ele dissera sobre o fato de que, nos Estados Unidos, é dando que se recebe. Você foi parar em Connecticut, em outra cidadezinha, pois ela era a última parada do ônibus Greyhound que pegou. Entrou no restaurante com o toldo limpo e brilhante e disse que trabalharia por dois dólares a menos por hora do que as outras garçonetes.(...)"

enfrenta dificuldades para se adaptar à cultura americana: são valores diferentes dos seus; o racismo se manifesta de formas sutis e explícitas, desde os olhares e comentários de estranhos até as perguntas invasivas sobre sua origem. a relação de akunna com o namorado americano é ponto central aqui. ele a apresenta a um novo mundo, mas também a expõe a situações desconfortáveis com sua família e algumas contradições, como o fato de ter viajado para alguns países na áfrica, ma não demonstra acolhimento, e sim certa superioridade.  este namorado de akunna é personalidade complexa, uma vez que apresenta carinho pela nigeriana, ao mesmo tempo que não reconhece totalmente o sofrimento dela diante dos preconceitos que ela vivencia. akunna se sente atraída por ele, mas ao mesmo tempo percebe as diferenças culturais e de valores que os separam.

(...) Ele abraçou-a enquanto você chorava, fez carinho no seu cabelo e se ofereceu para pagar sua passagem, para ir com você ver sua família. Você disse que não, que precisava ir sozinha. Ele perguntou se você ia voltar, e você lembrou a ele que tinha um green card e que ia perdê-lo se não voltasse em menos de um ano. Ele disse que você sabia o que ele queria dizer, você ia voltar, voltar mesmo? Você virou de costas e não disse nada e, quando ele a levou de carro ao aeroporto, você abraçou-o apertado por um longo, longo momento, e depois soltou.
                                               
            [ fim ]

 o desfecho mostra akunna recebendo carta de sua mãe relatando que seu pai falcera cinco meses atrás. ela decide ir para nigéria ver a família. o namorado oferece dinheiro para passagem, ela recusa. no aerporto, ela o abraça e parte.

a narração está em 3a pessoa, na perspectiva de alguém que fala diretamente com ela. a dinâmica da narração parece ao de um julgamento, quando um juiz ou juíza faz relato das ações de um réu.

      . . . . .  .  .   .   .     .     .

o título "no seu pescoço" reforça o modo de narrar: referência ao outro, à 2a pessoa, logo, a narração está em 3a pessoa. 

  . . . . .  .  .   .

 saiba mais 



Comentários

postagens mais vistas

desengano - narcisa amália

fantasmas - chimamanda adichie

começo do fim

precisamos nos defender

rupestre moderno