quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

não olhe para cima: filme alerta para o perigo da burrice

 


  "não olhe para cima" (mckay/dicaprio) - netfllix.

dois astrônomos descobrem um cometa em rota de colisão com a terra. o planeta tem seis meses para desviar ou destruir a grande pedra que pode extinguir a vida no planeta.
eles -- os cientistas -- vão enfrentar o individualismo da geração que só se liga em redes sociais, desde pessoas comuns, na rua, até presidenta da república, para poder provar que é preciso fazer algo contra a extinção da vida. em vão. parte da população já se mostra descrente até da existência de um cometa, quanto mais da necessidade de detê-lo. e a lei das fake news cresce, tanto no filme, como na vida da gente...
apesar do argumento ser bem pertinente, há situações desnecessárias, como mostrar a figura da cientista dibiasky (j. lawrence) como uma descontrolada que grita quando está sob pressão. ao contrário, o astrônomo randall (dicaprio) é coerente, consegue ser articulado, sedutor etc etc. o velho machismo em ação. enfim.
confesso que as cenas após o letreiro dão um tom de filme "b" que nem sei se combina com as ideias anteriores.  
mas a narrativa é necessária pois satiriza a imbecilidade de negacionistas (sim, os anti-vacina que põem em risco vida própria e alheia) e daqueles outros que dizem ser a terra plana. 
a ciência é o único lugar por onde a vida pode ser respeitada. 
. . . . . . . .  .  .  .  .  .  .  .  .  .   .
falando um tanto mais sobre ciência -- veja o vídeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário