domingo, 24 de junho de 2018

má vontade com joão saldanha põe zagallo como criador do time de 1970



                                              [ joão saldanha:  criador do time de 1970 ]

não é de hoje que ouço ou leio que aquela seleção de futebol de 1970 é obra do zagallo. mentira. zagallo assumiu o time em 1970. saldanha, já em 1969, escalava suas "feras", como ele dizia, a partir de jogadores que eram cerebrais, que eram titulares no meio campo. já deixava de fora craque como paulo cesar caju.

vejam a escalação de brasil (2) e inglaterra (1), em 1969, comando de joão, em junho:

1- Gylmar
4 - Carlos Alberto Torres 
2 - Djalma Dias
6 - Joel Camargo
3 - Rildo
5 - Clodoaldo
8 - Gérson
7 - Jairzinho
9 - Tostão
10 - Pelé
11 - Edu 


a quem não sabe, pelé, tostão, gérson e jairzinho eram os meias, os camisas 10, de seus times.
vejam esta, de abril de 1969, brasil 3 a 2 na seleção peruana. técnico: joão saldanha:

1 - Félix
4 - Carlos Alberto
2 - Britto
6 - Djalma Dias
3 - Rildo
5 - Piazza
8 - Gérson
9 - Dirceu Lopes
7 - Jairzinho
10 - Pelé
11 - Tostão


nem precisa dizer: dirceu lopes, o meia do cruzeiro; tostão, idem; jair, pelé e gérson
a diferença para zagallo é que rivellino, pós-saldanha, entrou na seleção, o que só confirma o modo tático de joão por ser mais um camisa 10 a formar o ataque fabuloso daquele time campeão.
na mesa do tal "seleção" sportv, neste junho 2018, tive de ouvir o disparate que é fazer homenagem a zagallo e afirmarem que ele montou aquele esquema de jogo.... uma tristeza.
a explicação é bem simples. joão era comunista de carteirinha. sempre criticou a ditadura. era técnico do botafogo. foi chamado para seleção para ser calado, como já escreveu tostão. 
veja esses dois minutinhos com joão escrachando o ditador médici, ao vivo na tevê. depois disso, claro, óbvio, foi retirado do comando da seleção brasileira. 



nessa época em que muito se fala em "fake news" e pós-verdade, quero sempre poder lembrar quem é responsável pelo esquema tático da seleção de 1970 : joão saldanha. zagallo, pró-ditadura, não teve coragem de colocar dario em campo. sim, claro, depois da saída de joão, o atacante folclórico foi chamado. era a suposta causa da saída de joão a não convocação do grosso dario. na real, além de ser incapaz tecnicamente de formar com pelé, gérson e tostão qualquer coisa, dario não foi o xis da questão, mas sim o fato de joão saldanha ter sido um crítico da ditadura. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário