terça-feira, 26 de março de 2019

só educação combate homofobia, fascismo e outras violações de direitos




chega de violência contra pessoas, homossexuais, trans, negros, índios, mulheres...

a escola ainda é um lugar em que se pode gerar conhecimento, debate, união... violar direitos humanos é crime.

disque 100 é uma saída também. funciona 24 horas. semana toda, mês todo... o 100 analisa denúncias em relação a trabalho escravo, violência contra imigrantes ou refugiados, discriminação racial, violência contra ciganos, idosos, crianças etc...

professor que ainda insiste em se esconder atrás do maldito conteúdo para não se expor diante de questões sociais atuais como as de brumadinho, suzano ou marielle realmente não merece a cátedra. é quase um crime. cabe às coordenações, direção geral de escolas fomentar nos professores a urgência de debates e ações com alunos sobre esses temas.


empatia e voz a todos é um começo para, por exemplo, permitir que alguém que sofre algum tipo de violência -- em casa ou na escola mesmo -- se exponha... cabe aos adultos da história (professores e orientadores, funcionários) lidar com isso regularmente... dar de ombros por medo de que a comunidade (pais pagantes, por exemplo -- na rede privada) se incomode é ser conivente com o que aconteceu em suzano e em tantos outros locais similares.

saiba mais:











Nenhum comentário:

Postar um comentário