terça-feira, 1 de outubro de 2024

brasil de seis

 


os anos do calendário que terminam com seis são especiais, com oito letras. "especiais" tem oito letras, é o que quis dizer. mas seis é outra coisa. outra esfera que tem seis letras. seis galinhas pode ser muito, num jantar romântico, mas numa granja é pouco. 
o número seis é bacana porque meu primeiro nome tem seis letras. não sei o seu, mas o meu tem e deve significar muito. ter "seis" no nome combina com "viagem", seis letras... paraty tem seis, claro. em 1976 sonhava-se com abertura política, mas teve aquela explosão do riocentro. meu botafogo, lá de ribeirão preto, ganhava jogo atrás de outro, com sócrates, zé mário, mineiro, wilson campos, nei e tantos outros. os palmeirenses, em abril de 2006 ficaram tristes porque o time verde tomou seis gols do desconhecido figueirense, que não tem seis letras, nem aqui, nem na china, com cinco. aliás, em 1966 perdemos a copa do mundo, eu sei. em 1986 foi outra derrota. 

em 1936 sofríamos com getúlio. bom, muita gente sofria: graciliano, paulo emílio, prestes... e muito zé galinha continuava vendendo verdura na rua ou sabonete araxá, no mercado, sem saber das dores dos outros. alguns zé galinhas gravaram disco, fundaram igrejas... enfim... olhem, em 1956 havia presidente novo, o tal jk. era uma esperança, por ser mineiro.

2016, olimpíadas, com dez letras. o mascote foi uma dupla: tom e vinícius, tudo somado dá onze, não seis. por isso, não ganhamos o primeiro lugar. mas também em 2016, juan manuel santo recebeu nobel da paz. manuel tem seis letras. 

diz uma lei que cada casa só pode criar três galinhas e cinco pintos de quarenta dias. é muito número. nada do seis. quem fiscaliza os pintos? quem garante que tal pinto tem trinta ou quarenta dias? com seis galinhas a previsão é de mais de cento quarenta ovos ao mês. cento e quarenta. talvez cento e cinquenta dependendo da ansiedade de uma ou outra galinha.

em 2006, eleições coerentes. inácio tem seis letras, geraldo não. mas isso é outra história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário