quinta-feira, 12 de março de 2020

drogas - debate e redação



comumente, é um tema espinhoso, esse das drogas, eu sei.

mas vamos direto ao ponto. veja:



café, anti-depressivo, bebidas alcoólicas, tabaco, chás, cocaína etc etc etc... são as drogas.

o país, através de suas leis, pune o tráfico e o consumo.

a história da cannabis (maconha) tem entrado no debate por causa de suas questões medicinais, no caso, o alzheimer. hoje, a luta é intensa para que pacientes possa alcançar o remédio, à base do canabidiol.

olhem, há muita hipocrisia nesse campo, porque lavado de moralidade e desconhecimento. comum associar um dependente químico a crimes de qualquer ordem. há casos que comprovam que o uso exagerado de determinada droga pode gerar violência ou outro tipo de situação ruim?: sim, há. mas não é possível generalizar.

drogas devem ser cuidadas por profissionais de saúde. há fóruns para isso.
em muitas escolas, ao longo de décadas, profissionais da polícia eram chamados a palestrar para jovens. eram delegados ou mesmo policiais militares. é possível que entendam sobre efeitos de anfetaminas em jovens? claro que sim. mas, obviamente que essas figuras eram chamadas pelo caráter punidor que a questão das drogas levanta. é a ameaça de prisão, dor, vergonha, acender o medo. não é pelo medo que se aprende algo. devia ser simples.



para desenvolver o assunto, nas escolas, necessário que haja participação dos professores, todos, não só do provável palestrante que viria de outra instância.

esclarecer, deixar que os estudantes se sintam à vontade para lidar com algum dilema, dúvida, dependência junto aos adultos da escola. estes, muitas das vezes, são a referência aos jovens.


produzindo uma redação:

coloco aqui um projeto de texto para o tema "drogas e a saúde"

exemplo:

tese  - -  drogas devem ser discutidas em grupo, entre jovens e adultos que conheçam o assunto

argumentos que defendem a ideia - - 
1. discussão do tema traz confiança, permite alcançar clareza quanto ao que se faz com o corpo 
2. o estudo em grupo promove possibilidade de disseminar aprendizado

inserção humanista [ modo enem ]  - -
publicar material didático que destaque empatia e acolhimento além de informações técnicas sobre, por exemplo, benefícios do canabidiol

conclusão [ reafirma a tese ] - -
a discussão transparente, sem opressão, da questão das drogas -- lícitas e ilícitas -- é importante, uma vez que, sem orientações, muitos jovens podem perder até a vida, dentro d prováveis vícios


Nenhum comentário:

Postar um comentário