domingo, 12 de janeiro de 2020

a culpa é das estrelas ou do celular?




quase sempre, em meios escolares ou não, ouço reclamações de pessoas quanto a presença do aparelho celular nas mãos de estudantes. 
recentemente, 2019, noticiou-se que na espanha há escolas proibindo a posse do aparelho, tamanho é o medo do objeto.

vi que surgiram apoiadores da ideia, por aqui. é o velho estilo ensino jesuítico e jurássico ganhando sobrevida: o autoritarismo; o medo; ameaça... o de sempre.
é triste.

vamos lá, aprender: por que o problema da disciplina em sala de aula é sempre culpa do celular? por quê? parece que o objeto fora das mãos dos fofuchos vai fazer com que, num passe de mágica, a atenção se volte para a voz e os gestos do professor. só que não.
tirar os aparelhos celulares dos alunos e publicar a ação é propaganda enganosa para famílias, sinto muito.

sejamos coerentes: a aula precisa envolver dois itens: professor(a) e estudantes.
se a relação entre professor(a) e a classe não for intensa, dinâmica, pode tirar o celular, as unhas, a canetinha colorida, papel, tudo: estudantes têm cérebro e podem, mesmo de corpo presente, ficarem alheios ao momento e navegarem pela imaginação, fugindo da tortura de uma aula ruim.

melhorar a relação professor e aluno é básico dentro de uma escola e -- insisto -- não é só responsabilidade da pessoa que está ali, em pé, no papel de professor, professora. seria crueldade crer nisso. toda a comunidade se responsabiliza pelo processo educativo: direção, auxiliares, funcionários, professores, famílias, tudo.

se o professor ou professora sente dificuldade no processo da aula, precisa pedir ajuda e cabe sim às coordenações gerenciar essa relação. 
se todos ou a maioria dos professores têm por hábito interagir com os alunos, durante as aulas, então quase todo o dilema se resolve. dar voz aos alunos, questionar o que ouviram ou leram. perguntar se estão bem, se o discurso está compreensível, essas coisas de humanidade. procurar não fugir de assuntos da atualidade: homofobia, drogas, bullying, função da arte, importância da ciência, valor do esporte. todos os professores, professoras, não importa área de atuação, precisam estar em dia com o planeta, para que no futuro seus alunos não cismem de achar que a terra é plana, ou que vacina faz mal.

daí a certeza de que educar dá trabalho e é ação coletiva. deveria custar caro. professor(a) deveria sem muito bem pago. professor(a) deveria também aprender a mobilizar-se mais politicamente, ao invés de esperar o bom humor humanista de governantes.

. . . . . . . .  .  .  .  .  .  .  .  .   .   .   .   .   .   .    .    .

saiba mais sobre atividades em sala - clica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário