segunda-feira, 20 de junho 2022, carol carneiro estava aqui e resolvemos ir ao espaço da academia do condomínio, logo cedo. no elevador, eu disse: vou te apresentar minha nova amiga. e ela: quem é sua nova amiga? eu: a pata de vaca. costumo cumprimentar essa árvore sempre que posso. é só tocar nela e a conexão se faz. eu, a pata de vaca, o planeta e as entidades todas que atendem por "natureza". faz bem. lembra aquelas cenas do primeiro "avatar", do cinema. só não uso os cabelos, mas uma das mãos mesmo. bonito de verdade foi ver carol também fazer o gesto, assim que pus a mão no tronco da árvore. então, ficamos os conectados. pra sempre. ponto pra terra.
esses últimos vinte dias de junho foram movimentados demais. um misto de ressaca do mar e queda de meteorito. sentia que havia uma rave de babuínos dentro do peito. não vou entrar em detalhes, há mais vida lá fora e parece que vou melhorar. mas aprendi que em meio a ansiedades e frustrações o que resta é viver um dia por vez. dificílimo pra mim, porém cérebro é pra usar. tento beber e fumar menos, isso é fato. vou a médicos, tomo comprimido. existe a terapia. existe a movimentação física. existe o trabalho. existem pessoas em volta, ainda preciso acreditar em alguém... ansiedade, um dia ela vai embora. e você, que nem ansioso é, garanto que leu "fase", no título dessa croniqueta. frase boa é só uma fase mesmo.
2022: de 09 a 18 de junho, praticamente dez dias, estive em ribeirão preto, apartamento de pais idosos, ambos próximos dos 90 anos. minha mãe caiu, em abril, dentro de casa, quebrou fêmur. precisa acompanhamento o tempo todo; a memória falhando muito. meu pai já não tem o vigor de antes, memória vai enfraquecendo... eu e irmão decidimos, nesses dez dias, que os pais iriam para uma casa de repouso, lá em ribeirão preto mesmo. e assim se fez. é lugar com enfermeiras tempo todo e médico regularmente. fora outras pessoas para conversar e atividades físicas (musicoterapia, educação física, jogos de escrita, memória etc). o nó é a sensação que fica de desmembramento das rotinas de todos: eu, irmão e pais. cada um com sua ansiedade. cada um com seu touro selvagem dentro do peito. mas tenho ouvido de gente próxima que o que foi feito foi o melhor, o mais acolhedor etc etc. na casa de repouso os dois estão cercados de cuidados. é brisa que traz algum conforto. e estou procurando atividade física mais regular, para mim mesmo, como frequentar -- mesmo que irregularmente -- o pequeno espaço de academia aqui do prédio onde moro... deve ajudar. recebi energia de família, amigos, amigas, meus alunos, alunas, colegas de escola, figuras mais e menos distantes, isso anima e me berça. essas energias continuam me acolhendo. o muito obrigado, aqui, é o mínimo.
Ah, essas cordas de
aço Este minúsculo braço Do violão que os dedos meus acariciam Ah, este bojo perfeito Que trago junto ao meu peito Só você violão Compreende porque perdi toda alegria E no entanto meu pinho Pode crer, eu adivinho Aquela mulher Até hoje está nos esperando Solte o teu som da madeira Eu você e a companheira Na madrugada iremos pra casa Cantando
muito comum, no século 20, referir-se ao corpo das mulheres como "violão", por conta de sua forma ondulada, lembrando a cintura de uma figura feminina. o texto de "cordas de aço" traz a relação de um músico e seu violão. o instrumento pegado ao peito indica intimidade e cumplicidade. o poeta está sem "aquela mulher" (verso 10). num determinado momento se lê: "perdi toda a alegria". restou a ele, poeta, a companhia do instrumento que expressa emoção. contudo, ela deve estar esperando e, assim que o violão soltar seu som, ela irá juntar-se aos dois. repare que a expressão "cordas de aço" também pode fazer referência à prisão; àquilo que prende; uma ligação muito forte: o amor. mais do que isso, pode também ser a ligação com o samba que, além de acalmar sofrimento, o aproxima da mulher amada.
cartola: agenor de oliveira, nascido no rio de janeiro, 1908. falecido na mesma cidade, 1980. o apelido "cartola" veio dos tempos em que trabalhou como pedreiro e, para proteger-se, usava chapéu.
não consigo trabalhar sem um plano. aula; uma viagem; horários de chegada em determinado lugar... etc... embora, para algumas ações, só o primeiro ímpeto já vale o início de determinada tarefa, como, por exemplo, gravar vídeos para o canal do youtube. eles chegam ao espectador recheados de cortes, alguns suaves, imperceptíveis, outros abruptos e quase risíveis. algumas vezes refaço a gravação, mas na maioria delas, deixo como está, porque não quero o grammy latino, o troféu de edição, mas transmitir alguma coisa útil: literatura. e um pouco do meu jeito único de destroçar vídeos. por que escrevo isso? não sei.
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este do nelson é um dos mais retalhados
[ nos comentários tem uma crítica construtiva, aliás ]
Bate outra vez Com esperanças o meu coração Pois já vai terminando o verão Enfim Volto ao jardim Com a certeza que devo chorar Pois bem sei que não queres voltar Para mim Queixo-me às rosas Que bobagem as rosas não falam Simplesmente as rosas exalam O perfume que roubam de ti, ai Devias vir Para ver os meus olhos tristonhos E, quem sabe, sonhavas meus sonhos Por fim . . . . . . . . . .
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saudade é o tema
deste samba de cartola. qual a queixa do poeta? resposta: desilusão amorosa. o eu lírico divide com as rosas a tristeza que sente pela ausência da pessoa amada. o coração dá o tom -- vermelho -- à sensação, ou seja, ele vê, na rosa, o seu coração ferido e tenta falar com a pessoa amada, mas é inútil. as rosas -- cor avermelhada -- acentuam o estado emotivo do poeta que sonha com a volta de seu amor. para compensar a solidão e a tristeza, as rosas exalam o perfume que lembra a
pessoa querida. ao final, a voz poética deixa recado a ela, pedindo que
venha vê-lo outra vez para, de repente, sonhar com ele.
agenor de oliveira, nascido em cantagalo, rio de janeiro, 1908. falecido na mesma cidade, em 1980. torcedor do fluminense. um dos fundadores da escola de samba estação primeira de mangueira. o apelido "cartola" veio dos tempos em que trabalhou como pedreiro e, para proteger-se, usava chapéu.
Ainda é cedo, amor Mal começaste a conhecer a vida Já anuncias a hora de partida Sem saber mesmo o rumo que irás tomar Presta atenção, querida Embora eu saiba que estás resolvida Em cada esquina cai um pouco tua vida Em pouco tempo não serás mais o que és Ouça-me bem, amor Preste atenção, o mundo é um moinho Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho Vai reduzir as ilusões a pó Preste atenção, querida De cada amor, tu herdarás só o cinismo Quando notares, estás à beira do abismo Abismo que cavaste com teus pés . . . . . . .
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neste samba "o mundo é um moinho", eu lírico fala com sua amada que está indo embora, para decepção dele. ele procura dissuadi-la da ação de abandoná-lo, dizendo que o mundo é moinho e
vai triturar os seus sonhos. ameaça a mulher amada afirmando que ela não será
mais o que é, caso saia tão cedo da casa e também da relação. o “ainda é cedo,
amor”, do início, é trocado por “preste atenção, querida”, depois, ao final, é
apenas “tu”, em um tom severo, cínico, diminuindo a intimidade e buscando -- pelo medo; pela persuasão -- mudar o rumo da vida
da mulher. ao que parece, não conseguiu. agenor de oliveira, nascido em cantagalo, rio de janeiro, 1908. falecido na mesma cidade, em 1980. torcedor fluminense, foi um dos fundadores da escola de samba estação primeira de mangueira. o apelido "cartola" veio do tempo em que trabalhou como pedreiro e, para proteger-se, usava chapéu.
"newton e sua maçã", livro de poskitt, ed cia das letras, é divertido e espalha as ideias do cientista inglês com alguma facilidade.
anote aí esses destaques:
* questões familiares, na primeira infância, deixam isaac newton um tanto amuado, recolhido
* morou, na juventude, na casa do boticário clark
* aos dez anos, newton vê sua mãe retornar à casa
* governo de cromwell -- muito conservador, puritano
* aos doze anos foi para escola de gramática do rei eduardo 6
TEMAS PARA ESTUDAR
- como foi a relação dos estudos matemáticos de newton e a religião?
- pela leitura, pode-se perceber que isaac não alcançou explicações sobre gravitação, cores, tangentes e afins absolutamente sozinho... logo, o que basicamente é necessário para que surja um cientista, hoje?
- por que a figura de cientistas como newton, einstein, stephen hawking ou galileu são mostradas como excêntricas, inalcançáveis ou mesmo antissociais?
quandoestavapertodeterminar "aboliçãoviavargas" (romance), achei um texto para epígrafe:
"ouça-me bem, amor / preste atenção, o mundo é um moinho"
é cartola, poeta e músico do século 20. o livro saiu em dezembro de 2021 -- saiba mais no vídeo abaixo. de lá pra cá, muita coisa se deu: tento deixar a depressão no controle, às vezes dá certo, mas na maioria das horas em que estou acordado, não. também existe o medo ainda desse coronavírus 19. por outro lado, houve matéria na tv-campinas (eptv) sobre o romance -- foi um reconhecimento e tanto... enfim, a aposentadoria tão esperada veio, mas ainda sinto que remo com a colher, sobre uma prancha, em plena areia da praia, tentando evitar a próxima ressaca do oceano. quase tudo dói. dentes, pés, cabeça, o peito, o ciático... não tudo de uma vez, mas aos poucos, feito garoa intermitente. mais antigamente, eu acreditava piamente nas pessoas. hoje, sinto que são universos paralelos e que estou mesmo por minha conta. dói. cansa. já escrevi, aqui, que ninguém vai viver nossa dor. é cruel constatar -- na pele -- isso. acabo seguindo a vida por inércia. porque é o que sempre fiz: respirar, comer e achar que literatura vai me sustentar. tem dado certo, porque estou perto dos 37 anos de carreira, em escolas, num trajeto ininterrupto. e isso ainda não me cansou, juro.
romance que publiquei em dezembro de 2021. "abolição via vargas" tem como cenário a rua direita, em campinas.
narrador que vive em lugar inusitado vai tomando contato com eventos da história da cidade que envolvem maria luiza xavier de andrade, santos dumont, miguel do carmo, cesar bierrenbach e o maestro carlos gomes.
meus alunos
das segundas séries, ensino médio, têm tarefa auditiva, neste bimeste: ouvir beethoven e arriscar conhecer apelo "romântico" na sinfonia
mais famosa do alemão. apresentada pela primeira vez, em 1824, austria, a sinfonia n.9, de ludwig van beethoven, corre o planeta pois marca um
apelo à harmonia do gosto popular, para época, e vai durando até agora. muita
gente se refere à obra simplesmente como a “nona”. som retumbante, passagens em
modo “piano” e “alegro ma non troppo” dão ao ouvinte a sensação de aventura e
algum dinamismo.a passagem mais conhecida está no quarto movimento. a sinfonia também é conhecida como “coral”. apesar do quarto movimento ser
o mais famoso, o segundo dá o caráter tenso da obra, com velocidade,
cordas, sopro e percussão.prevalece um certo tumulto de tom aventureiro e heróico, durante a obra, uma
necessidade de mostrar a grandiosidade do ser humano, vivendo em sociedade e
buscando a elevação divina. sobra o sonho de um mundo com as pessoas unidas. hoje isso é clichê. na época, era romantismo.na parte final, o tom agudo do coro marca a necessidade de ascensão, homens,
amigos, unidos junto ao criador.imerso na surdez, a obra é a última do compositor que ficou praticamente todo o
ano de 1823 ocupado em sua construção. uma espécie de síntese de obras
clássicas passadas, a “nona” remete o ouvinte também a um futuro talvez
grandioso, como se percebe pela união do poema de schiller aos acordes de beethoven.
tem sido extremamente difícil lidar com a realidade de indígenas mortos, estuprados, lidar com assassinato da comunidade preta, as violências contra mulher, contra grupos lgbtq, lidar com arrogância de muitos políticos que condenam constituição, atacam a democracia e, principalmente, a falta de orientação política de nossa classe social. é difícil ser bombardeado diariamente por esses temas e entrar em sala de aula para tratar do lirismo em alphonsus de guimaraens. juro, muito difícil. é uma loucura isso. mas, nesta semana, fui salvo por emicida, fernanda montenegro e ele, sim, o alphonsus de guimaraens, mineiro, nascido no século 19. mostrei, na segunda série do ensino médio, "ismália", do poeta simbolista. em seguida, "ismália", de emicida, música do seu álbum "amarelo". foi um alívio. a figura enlouquecida, no poema, transforma-se numa alegoria das violências sofridas pela comunidade preta, pelo brasil desses tempos de fake news e racismo estrutural.
"Olhei no espelho, Ícaro me encarou Cuidado, não voa tão perto do Sol Eles num guenta te ver livre, imagina te ver rei O abutre quer te ver de algema pra dizer: Ó, num falei?! No fim das conta é tudo Ismália, Ismália Ismália, Ismália Ismália, Ismália Quis tocar o céu, mas terminou no chão Ismália, Ismália" se você que me lê é educador, educadora, conheça a letra de emicida, renan e nave. álbum: "amarelo". confere.
falei um pouco sobre o documentário "amarElo", clica: