sexta-feira, 27 de julho de 2018

carta de lula a blogueiros progressistas




preso sem provas, o ex-presidente aguarda momento de poder participar das eleições deste ano. possui liderança folgada, em que pesem as fake news e as omissões, dentro da maior parte da imprensa privada.

lula enviou uma carta aos blogueiros progressistas e reproduzo trechos:

(...)
Tenho sobrevivido a isso que encaro como uma provação, graças à boa memória, à solidariedade e ao carinho do povo brasileiro em geral.
Dentre as muitas manifestações de solidariedade, quero agradecer o espírito de luta dos homens e mulheres que fazem do jornalismo independente na internet uma trincheira de debate e verdade.

Desde que deixei a Presidência, com 87% de aprovação popular, a maior da história deste país, tenho sido vítima de uma campanha de difamação também sem paralelo na nossa história.
Trata-se, sabemos todos, da tentativa de apagar da memória do povo brasileiro a ideia de que é possível governar para todos, cuidando com especial carinho de quem mais precisa, e fazer o Brasil crescer, combatendo sem tréguas as desigualdades sociais e regionais históricas. (...) a imprensa independente é perseguida por setores do judiciário, por meio de sentenças arbitrárias, como vem ocorrendo com tantos blogueiros, que não têm meios materiais de defesa. Enfrentam toda sorte de perseguições: tentativa de censura prévia, conduções coercitivas e condenações milionárias, entre outras formas de violência institucional.

E agora, numa investida mais sofisticada – mas não menos violenta – agências de “checagem” controladas pelos grandes grupos de imprensa “carimbam” as notícias independentes como “Fake News”, e dessa forma bloqueiam sua presença nas redes sociais. O nome disso é censura.
Alguns desses homens e mulheres que pagam um alto preço por sua luta são jornalistas veteranos, com passagens brilhantes pela grande imprensa de outrora, outros sem qualquer vínculo anterior com o jornalismo, mas todos movidos por aquela que deveria ser a razão de existir da profissão: a busca pela verdade, a informação baseada em fatos e não em invencionices. (...)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .  .  .  .  .  .  .  .  .   .   .   .   .    .    .     .


para que haja coerência e justiça no processo eleitoral, é necessário lula livre!



quarta-feira, 25 de julho de 2018

25 de julho - dia do escritor




sim, dia 25 de julho é dia do escritor. em 1960, após sucesso do primeiro festival do escritor, o ministro da educação pedro paulo penido instituiu o dia para homenagear pessoas das letras.
adivinhem quem era o vice-presidente da união nacional dos escritores? sim, jorge amado. arroz de festa. enfim, paciência.
dito isto, segue a lista.

os melhores escritores do brasil, segundo critério meu.

se não concorda, faça a sua lista, crie seu blog, seu canal, toque um clarim e erga-se um pendão.
aqui, vai a minha lista


10. graciliano ramos
[regional e universal: escrevia pra mudar as coisas ]

9. joão cabral de melo neto
[ lírico e racional; popular e erudito ]

8. raduan nassar
[ sintético e poético e quase musical ]

7. vieira 
[ filosófico e sarcástico ]

6. clarice lispector
[ densidade e arrebatamento ]

5. paulo emílio salles gomes
[ em um livro só, "três mulheres de três pppês", ficou eterno ]

4. gonçalves dias
[ elaborou e executou projeto literário em versos]

3. carolina de jesus
[ visceral e irônica]

2. machado de assis
[ universal e divertidíssimo ]

1. guimarães rosa
[ reiventou a linguagem ]

* clarice era ucraniana, mas escreveu tudo em português
** vieira era português mas boa parte de sua obra se insere na realidade nacional

curtiu?
divulga!!

não curtiu ?!
divulga pras falsiane e pruzinimigo

sexta-feira, 20 de julho de 2018

interação constante permite aula mais produtiva


quando o assunto é sala de aula, no brasil, sabe-se que há muita gente que se arrepia. incluindo professores. não vou posar de olimpo e ditar regras de sucesso nesse campo. mas, por estar nele desde 1986, dá pra sugerir algumas coisas

1. disciplina
pedir ajuda ao centro pedagógico ou orientação quando perceber dispersão ou desmotivação; dividir a inquietação com colegas e, necessariamente, mudar a estratégia de aula
sugestão: o foco deve ser o aluno, mais do que aquilo que se está tratando; aula-palestra não produz, necessariamente, aprendizado; questione seus alunos a cada momento da aula, pergunte o que acham, se estão entendendo, se estão com material sobre as mesas etc etc...

um dos motivos da desmotivação e dispersão é a aula ruim, isso é fato. não exite aula interessante por si só. é preciso conquistar isso, ao invés de demonizar a família, o fato da aula acontecer no fim da tarde ou a culpa é das estrelas. professor precisa sim encarar seus alunos e colocá-los como agentes, em qualquer que seja o tema da aula, pode ser números complexos, império romano, semana de arte moderna ou reprodução dos anfíbios. o professor precisa manter essa ligação com os alunos o tempo todo. pedir que escrevam algo também ajuda. pode ser a partir de um exercício do material didático ou simplesmente o professor(a) pede uma síntese do que foi vivido, na aula.

IMPORTANTE : muitos professores reclamam que os jovens não são mais os mesmos, que as famílias não são mais as mesmas e ainda sentem, estes professores, saudades de um aluno que nunca tiveram: sério, dedicado, submisso e, nem sempre, emitindo uma pergunta. uma catástrofe. muita gente sabe que o par ensino / aprendizagem é mesmo para funcionar numa via de mão dupla. daí a questão: como o professor age para que alguma relação exista, em sala? berra por silêncio? ameaça? continua falando apenas para os interessados (reforçando a seleção de quem ganhará nota e quem ficará no breu do desconhecimento)? usa de seu poder e autoridade e expulsa alunos de sala?
insisto: interagir, questionar, aguçar curiosidade. o tempo todo.











2. avaliação
perrenoud  (2000): “certas aprendizagens só ocorrem graças a interações sociais, seja porque se visa ao desenvolvimento de competências de comunicação ou coordenação, seja porque a interação é indispensável para provocar aprendizagens que passem por conflitos cognitivos ou formas de cooperação”

esta lista de ações é também do sociólogo perrenoud:

a. organizar e dirigir situações de aprendizagem; 
b. administrar a progressão das aprendizagens; 
c. conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; 
d. envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 
e. trabalhar em equipe; 
f. participar da administração da escola; 
g. informar e envolver os pais; 
h. utilizar novas tecnologias; 
i. enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; 
j. administrar sua própria formação contínua.

uma boa avaliação não deve se comportar como um exame que, no mínimo, elimina, ceifa os feitos do estudante até aquele ponto... de novo: avaliação mede. exame excluí, como naquele de motorista ou concurso vestibular.
pedir a refacção de avaliações é importante, porque aí a prova começa, de fato: na devolutiva. corrigir a avaliação, comentar etc.

olhem, numa avaliação dissertativa, é impossível ser coerente quando se tem cinco perguntas com o mesmo peso para cada questão. para se atingir nota 10, digamos, o professor(a) elege, para cada questão, dois pontos. como assim?
se tenho perguntas sobre o livro "iracema", por exemplo, veja que não se deve considerar de igual peso (dificuldade/profundidade) essas duas abaixo:

Icomo foi a relação entre martim e iracema, ao longo da narrativa? dê exemplo.
II. caracterize o tipo de narrador e sua linguagem.

claro está que a questão I requer mais conteúdo para se alcançar resposta ótima quando comparada á questão 2. é de se esperar, portanto, que as questões não tenham validade igual.

o mesmo para uma questão sobre reconhecer tal figura de linguagem numa tirinha e, na mesma avaliação, uma questão sobre diferenças entre linguagens dos personagens (variação linguística) da tira.
é muito cômodo fazer dez questões, numa avaliação e delimitar um ponto para cada uma. cômodo e trágico. se o professor não sabe resolver essa equação ligada ao peso das notas, deve pedir ajuda aos pares, à coordenação... e, claro, cabe ás instâncias superiores supervisionar essas posturas durante o processo avaliativo. isso vale para português, biologia, línguas, tudo, qualquer tema. tudo.

deixo alguns vídeos relacionados à educação e leitura. de repente, ajudam!


















quarta-feira, 18 de julho de 2018

nobel da paz - malala - educação necessária


                                                              [ malala no brasil - julho 2018 ]

malala yousafzai, 21, prêmio nobel da paz, passou pelo brasil, em julho 2018.
a paquistanesa malala tomou um tiro, quando estava no ônibus, em 2012. grupos ligados ao talibã não gostaram que ela insistisse em estudar. o tiro foi na cabeça. malala escrevia em seu blog "diário de uma estudante paquistanesa" sobre as dificuldades que as meninas, em seu país, enfrentam para estudar.
seis dias depois de ser baleada na cabeça, malala foi levada ao hospital queen elizabeth, na inglaterra onde terminou sua recuperação. 

a passagem da ativista prêmio nobel da paz, por aqui, não teve destaque da chamada grande imprensa. 
por quê?

primeiro: temas como "educação" e "direitos da mulher" -- só pra ficar em dois -- não interessam a direita que cultua "m.b.l.", "bolsonaro" ou mesmo uma bancada evangélica no congresso que, em décadas, absolutamente nada propôs de humanista para nosso país. é demais. nossa classe dominante embranquecida e neta da casa grande não compactua com país menos desigual porque não gera lucro. 
segundo: as redes comunicação em geral foram bem pagas pelo governo temer para dar destaque positivo às ações contra a população, como reforma trabalhista e a entrega do pré-sal ao exterior.

normal, portanto, que apenas pouquíssimos jornalistas se empenhassem em divulgar a campanha pela educação de jovens, no brasil. 

agora, cabe a cada educador, educadora, profissional ou leigo(a) que assuma de verdade seu papel, procurando expor injustiças sociais que acontecem pelo país, procurando alertar para a pós-verdade que procura ceifar a busca por igualdade social, procurando denunciar crimes contra ativistas soiciais e políticos... incentivando jovens a falar sobre sua sociedade. 
educação é liberdade.

como fazer ?
em sala de aula, mostrar -- na medida do possível -- alguma fala, em vídeo, da ativista paquistanesa. se não houver condições, conte você a história e pergunte se eles, os estudantes, não teriam também vontade de expor algo; dizer alguma coisa sobre sua comunidade. questione. deixe que falem, que façam sugestões. é possível criar blog grátis. de repente, um livreto com depoimentos breves. o diário de anne frank combina com essa história, principalmente pela semelhança de idades entre malala e anne.

no brasil de 2018, a ativista ainda se locomove cercada de seguranças porque está marcada para morrer em função de sua luta pela educação. malala é humana e, agora, um mito.

a jovem, hoje com 21 anos, passou pelo auditório do ibirapuera, são paulo.
replicou seu lema: "uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo"

incrível. ela tem razão.

saiba mais!

domingo, 15 de julho de 2018

escola evita que a terra seja considerada plana


                                                           [ carlos ruas ]

nesses tempos em que a gente encontra figuras adultas, muitas vezes diplomadas, falando em terra plana ou afirmando que vacina é arma química, fico pensando onde foi que erramos. a imprensa brasileira, por exemplo, é -- em geral -- sustentada pelo que dizem agências internacionais, como francepress, cnn, bbc, rai, el país ou deutsche welle, além de mais duas ou três... isso limita demais o acesso a uma necessidade de discussão das notícias. muita gente letrada, por exemplo, se alimenta desse tipo de conteúdo que, nada, nada, serve apenas para vender produtos nos intervalos dos noticiários. 

a questão da terra plana, em si, é produto dos estados unidos e, em parte, advinda das verdades que interessem a eles mesmos mais do que a qualquer outra parte do mundo, incluindo o mundo todo, se é que me entendem. vide episódio que vem do século 20 conhecido como "criacionismo". uma mistura de fé com negação da verdade que em nada contribui para civilidade. não estou contra religiões, nada disso. agora, quando essa cultura dos mitos sai da esfera do foro íntimo e avança para o caminho da realidade comum, então, há o retrocesso, o ódio e a ignorância tomam conta.

queria mesmo saber onde educadores, profissionais de comunicação em geral, hoje pisamos no tomate e permitimos que uma geração triste de egoístas, solitários e ignorantes brotasse. terra plana? como assim? é a pós-verdade se espalhando feito praga. 

escola precisa ser mais ativa nesse campo. muitas que conheço até tratam de temas polêmicos, como racismo, gênero ou bullying, mas o fazem fora do horário de aula, tornando a questão um espetáculo com hora pra acabar.
é preciso falar de gênero, orientação sexual, racismo, feminicídio, democracia, ciência, a vida real enfim, todo dia... assumir e educar país pobre que tem bolsonaro como político ativo não é fácil.

parece que acontece uma autofagia em parte da humanidade que se refugia nos mitos para bombardear hospitais, expulsar cidadãos de suas terras ou simplesmente impedir que uma mulher, no brasil, possa escolher ter ou não um filho.


domingo, 8 de julho de 2018

o que é bossa nova




estilo nascido no samba, na esteira da aproximação "erudito-popular" que fizeram, por exemplo, pixinguinha e villa-lobos, anos antes.

estilo predominantemente lírico, temas cotidianos e um ritmo que por vezes se aproxima do jazz, mas com marca brasileira por excelência.

saber mais?

assista-me!


terça-feira, 26 de junho de 2018

roma - história da arte #7




como era a arte em roma, antes de cristo?
o que são os arcos? e o coliseu ?
o que é e que para que serve o panteon? 
e o cimento dos romanos ?
e o arco de tito ?

saiba tudo isso aqui!
assista-me!




domingo, 24 de junho de 2018

má vontade com joão saldanha põe zagallo como criador do time de 1970



                                              [ joão saldanha:  criador do time de 1970 ]

não é de hoje que ouço ou leio que aquele time de futebol de 1970 é obra do zagallo. mentira. zagallo assumiu o time em 1970. saldanha, já em 1969, escalava suas "feras", como ele dizia, a partir de jogadores que eram cerebrais, que eram titulares no meio campo. já deixava de fora craque como paulo cesar caju.

vejam a escalação de brasil (2) e inglaterra (1), em 1969, comando de joão, em junho:

1- Gylmar
4 - Carlos Alberto Torres 
2 - Djalma Dias
6 - Joel Camargo
3 - Rildo
5 - Clodoaldo
8 - Gérson
7 - Jairzinho
9 - Tostão
10 - Pelé
11 - Edu 


a quem não sabe, pelé, tostão, gérson e jairzinho eram os meias, os camisas 10, de seus times.
vejam esta, de abril de 1969, brasil 3 a 2 na seleção peruana. técnico: joão saldanha:

1 - Félix
4 - Carlos Alberto
2 - Britto
6 - Djalma Dias
3 - Rildo
5 - Piazza
8 - Gérson
9 - Dirceu Lopes
7 - Jairzinho
10 - Pelé
11 - Tostão


nem precisa dizer: dirceu lopes, o meia do cruzeiro; tostão, idem; jair, pelé e gérson
a diferença para zagallo é que rivellino, pós-saldanha, entrou na seleção, o que só confirma o modo tático de joão por ser mais um camisa 10 a formar o ataque fabuloso daquele time campeão.
na mesa do tal "seleção" sportv, neste junho 2018, tive de ouvir o disparate que é fazer homenagem a zagallo e afirmarem que ele montou aquele esquema de jogo.... uma tristeza.

a explicação é bem simples. joão era comunista de carteirinha. sempre criticou a ditadura. era técnico do botafogo. foi chamado para seleção para ser calado, como já escreveu tostão. 
veja esses dois minutinhos com joão escrachando o ditador médici, ao vivo na tevê. depois disso, claro, óbvio, foi retirado do comando da seleção brasileira. 



nessa época em que muito se fala em "fake news" e pós-verdade, quero sempre poder lembrar quem é responsável pelo esquema tático da seleção de 1970 : joão saldanha. zagallo, pró-ditadura, não teve coragem de colocar dario em campo. sim, claro, depois da saída de joão, o atacante folclórico foi chamado. era a suposta causa da saída de joão a não convocação do grosso dario. na real, além de ser incapaz tecnicamente de formar com pelé, gérson e tostão qualquer coisa, dario não foi o xis da questão, mas sim o fato de joão saldanha ter sido um crítico da ditadura. 








quarta-feira, 20 de junho de 2018

sete chaves - ana cristina césar - a teus pés




   sete chaves

 Vamos tomar chá das cinco e eu te conto minha grande história passional,
 que guardei a sete chaves,
 e meu coração bate incompassado entre gaufrettes.
 Conta mais essa história, 
 me aconselhas como um marechal-do-ar fazendo alegoria.
 Estou tocada pelo fogo. 
 Mais um roman à clé? 
 Eu nem respondo.
 Não sou dama nem mulher moderna.
 Nem te conheço.
 Então:
 É daqui que eu tiro versos, desta festa 
 — com arbítrio silencioso e origem que não confesso — 
 como quem apaga seus pecados de seda, 
 seus três monumentos pátrios, 
 e passa o ponto e as luvas.


* gaufrettes - wafers; tipo de biscoito doce
* roman à clé - "roman à clef" - narrativa: autor trata pessoas reais através de   personas fictícias

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  .  .  .  .  .  .  .   .   .   .    .

a poesia de ana crsitina cesar (1952-83) não conseguiu tempo de maturar. resvalou-se na arte da literatura marginal, mas não se mostrou coesa nesse campo.
"sete chaves" parece tratar o tema da morte com colcha de retalhos de eufemismos.
imagens coladas como num diário despretensioso tornam seu estilo bem isso: despretensioso.
falta novidade para se considerar "a teus pés" uma obra de peso. e qual o parâmetro? leminski, pedro tierra, cacaso, leila míccolis, torquarto neto, chacal, só pra ficar em seis bem mais encorpados. claro está que a morte de ana ceifou a chance de sua obra crescer. mesmo assim, vestibulares aqui no estado de são paulo vão cobrar a leitura de sua obra " a teus pés", em novembro 2018 e janeiro 2019.

saber mais ?

assista-me!


sexta-feira, 15 de junho de 2018

fórmula mágica da paz - racionais - redação vestibular



proposta de análise e produção de texto
música do álbum "sobrevivendo no inferno" - racionais mc's - unicamp vestibular

  fórmula mágica da paz
         [ trechos ]

essa porra é um campo minado. 
quantas vezes eu pensei em me jogar daqui, 
mas, aí, minha área é tudo o que eu tenho
a minha vida é aqui e eu não consigo sair
é muito fácil fugir mas eu não vou. 
não vou trair quem eu fui, quem eu sou. 
eu gosto de onde eu vou e de onde eu vim,
ensinamento da favela foi muito bom pra mim. 
cada lugar um lugar, cada lugar uma lei, 
cada lei uma razão e eu sempre respeitei,
em qualquer jurisdição, qualquer área
jardim santo eduardo, grajaú, missionária
funxal, pedreira e tal, joaniza.
eu tento adivinhar o  que você mais precisa
levantar sua "goma" ou comprar uns "pano"
um  advogado pra tirar seu mano
no dia da visita você diz 
que eu vou mandar cigarro pros maluco lá no x
então, como eu tava dizendo, sangue bom,
isso não é sermão, ouve aí:  tenho o dom.
eu sei como é que é, é foda parceiro
a maldade na cabeça o dia inteiro
(...)
ninguém é mais que ninguém, absolutamente, 
aqui quem fala é mais um  sobrevivente
eu era só um moleque, só pensava em dançar, 
cabelo black e tênis all star 
na roda da função "mó zoeira!
tomando vinho seco em voltada fogueira. 
a noite inteira, só contando história, sobre o crime, 
sobre as treta na escola. 
não tava nem aí, nem levava nada a sério.
admirava os ladrão e os malandro mais velho. 
mas se liga, olhe ao seu redor eme diga: o que melhorou?
da função quem sobrou? sei lá, 
muito velório rolou de lá pra cá, 
qual a próxima mãe que vai chorar?  
(...)
onti eu sonhei que um fulano aproximou de mim,
"agora eu  quero ver ladrão, pá! pá! pá! pá!", fim. 
é... sonho é sonho, deixa quieto. 
sexto sentido é um dom, eu tô esperto. 
morrer é um fator, mas conforme for, 
tem no bolso e na agulha e mais cinco no tambor
joga o jogo, vamo lá, caiu a oito eu mato a par
eu não preciso de muito pra sentir-me capaz de encontrar
a fórmula mágica da paz 
eu vou procurar, sei que vou encontrar, eu vou procurar,
eu vou procurar, você não bota uma fé, mas eu vou atrás
(eu vou procurar e sei que vou encontrar) da minha fórmula mágica da paz
(...)
hoje tá da hora o esquema pra sair, é... 
vamo, não demora, mano, chega aí! "cê viu ontem? os tiro ouvi de monte!
 então, diz que tem uma pá de sangue no campão.
ih, mano toda mão é sempre a mesma ideia junto: 
treta, tiro, sangue, aí, muda de assunto. 
traz a fita pra eu ouvir porque eu tô sem,
principalmente aquela lá do jorge ben
uma pá de mano preso chora a solidão. 
uma pá de mano solto sem disposição. 
empenhorando por aí, rádio, tênis, calça, 
acende num cachimbo... virou fumaça!

(...)
choro e correria no saguão do hospital. 
dia das criança, feriado e luto final.
sangue e agonia entra pelo corredor. 
ele tá vivo! pelo amor de deus doutor! 
quatro tiros do pescoço pra cima, 
puta que pariu a chance é mínima! 
aqui fora, revolta e dor, lá dentro estado desesperador! 
eu percebi quem eu sou realmente, 
quando eu ouvi o meu sub-consciente: "e aí mano brown cuzão? cadê você
seu mano tá morrendo o que você vai fazer?"
pode crê, eu me senti inútil, eu me senti pequeno,
mais um cuzão vingativo (mais um). 
puta desespero, não dá pra acreditar, que pesadelo
(...)
dali a poucos minutos, mais uma dona maria de luto! 
na parede o sinal da cruz, que porra é essa? 
que mundo é esse ? onde tá jesus ? 
mais uma vez um emissário 
não incluiu capão redondo em seu itinerário. 
pôrra, eu tô confuso, preciso pensar. 
me dá um tempo pra eu raciocinar 
eu já não sei distinguir quem tá errado, sei lá, 
minha ideologia enfraqueceu 
preto, branco, polícia, ladrão ou eu 
quem é mais filha da puta, eu não sei! aí fudeu, fudeu, 
decepção essas hora... a depressão quer me pegar vou sair fora
2 de novembro era finados
eu parei em frente ao são luis do outro lado e durante uma meia hora olhei um por um 
e o que todas as senhoras tinham em comum:
a roupa humilde, a pele escura, o rosto abatido pela vida dura. 
colocando flores sobre a sepultura. 
("podia ser a minha mãe") que loucura
cada lugar uma lei, eu tô ligado, 
no extremo sul da zona sul tá tudo errado, 
aqui vale muito pouco a sua vida, 
a nossa lei é falha, violenta e suicida
(...)
legal, assustador é quando se descobre 
que tudo dá em nada e que só morre o pobre 
a gente vive se matando irmão, por quê? 
não me olhe assim, eu sou igual a você
descanse o seu gatilho, descanse o seu gatilho, 
que no trem da malandragem, o meu rap é o trilho.
(...)
se liga! procure a sua paz!!
você não bota uma fé....
(agradeço a deus e aos orixás) 
aqui quem fala é mano brown, mais um sobrevivente agradeço a deus, agradeço a deus....e aos orixás
27 ano, contrariando a estatística morô meu!
procure a sua paz.... (eu vou procurar e sei que vou encontrar) 
procure a sua! 
eu vou encontrar! 
você pode encontrar a sua paz, o seu paraíso!
eu vou procurar... você pode encontrar o seu inferno!
(eu vou procurar e sei que vou encontrar) 
eu prefiro a paz ! 
. . . . . . . . . . . . . . . . .  .  .  .  .  .  .  .   .   .   .    .

CONSIDERAÇÕES

  • música que se aproxima da crônica argumentativa e do relato pessoal
  • aqui, feita em verso, o que ressalta o caráter lírico do texto
  • influência do ritmo soul norteamericano de marvin gaye 
  • é o cotidiano da favela e seu entorno
  • morte, descompromisso, falta consciência da realidade da favela
  • irmãos desunidos
  • um recado político e social aos jovens

ao mesmo tempo que se critica a crença cega na religião :
"na parede o sinal da cruz, que porra é essa? que mundo é esse? onde tá jesus? 
mais uma vez um emissário não incluiu capão redondo em seu itinerário"

*capão redondo bairro da periferia de s paulo: no séc 20, considerado um dos mais violentos do país

é possível ver também a reverência aos mitos cristão e afro :
"agradeço a deus e aos orixás"

separar realidade do misticismo é uma tônica nesse álbum "sobrevivendo no inferno"
mais de uma vez clama-se por deus para agradecer algum sobrevivente... assim como fala-se com ironia da ausência de deus (ou jesus) na favela, quando morre algum jovem
  • a fórmula mágica da paz é a união dos jovens e adultos da periferia, da favela
  • a lei não é feita para os negros ou pobres, é preciso união
  • linguagem mistura norma padrão e o coloquial

o contexto histórico da década de 1990 -- quando a música é gravada, no álbum
"sobrevivendo no inferno" era algo assim:

  • impeachment do presidente collor
  • chacina da candelária (rio de janeiro)
  • chacina de acari (rio de janeiro)
  • chacina do carandiru (são paulo)
  • chacina de eldorado de carajás (pará)
  • criminalização da pobreza
  • iniciam-se programas na mídia destacando violência nas perferias
  • inflação em 1991 : 1.470% 
  • inflação em 1993 : 2.780%
  • inflação em 1994 : 1.090%
  • mesmo com plano "real", inflação média na década de 1990 foi de 500% ao ano


. . . . . . . . . . . . . .  .  .  .  .  .  .  .   .   .   .

PRODUZIR TEXTO ARGUMENTATIVO COM O TEMA
"a paz e a guerra são antagônicos, na periferia?"

lembre-se!

ESTRUTURA:

tese 
argumentos
conclusão

. . . . . . . . . . .  .  .  .  .  .   .   .    .
saiba mais:


´formula mágica da paz'
assista!














quarta-feira, 13 de junho de 2018

racionais - sobrevivendo no inferno - vestibular



Eu tenho uma missão e não vou parar Meu estilo é pesado e faz tremer o chão Minha palavra vale um tiro e eu tenho muita munição Na queda ou na ascensão, minha atitude vai além
E tenho disposição pro mal e pro bem
[ capítulo 4 versículo 3 ]

SOBREVIVENDO NO INFERNO
rap - álbum de dezembro 1997

contexto histórico - década 1990
INFLAÇÃO

1.470% ano de 1991
2.780 % ano de 1993
1.090% ano de 1994


  • IMPEACHMENT F. COLLOR
  • MASSACRE CARANDIRU (são paulo)
  • MASSACRE CANDELÁRIA (rio de janeiro)
  • MASSACRE DE ELDORADO DE CARAJÁS (pará)
  • CONGELAMENTO DE PREÇOS
  • ELIMINAÇÃO DE JOVENS DA PERIFERIA
  • MILÍCIAS URBANAS
  • BRASIL CRIMINALIZA A POBREZA
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
- acirramento das questões sociais
- busca do reconhecimento da cultura negra & da periferia
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
r.a.p. - sigla para "ritmo e poesia"
origem : jamaica, século 20
12 canções ao todo

nas músicas há diálogo com gêneros da arte literária como o diário e o conto policial, por exemplo, além do manifesto, do lirismo e claro, a oração

a canção "mágico de oz" é exemplo de música-manifesto pois faz denúncia social
procura convencer seu ouvinte com argumentos

vale a pena ouvir também "fórmula mágica da paz", "diário de um detento" e "tô ouvindo alguém me chamar", além, claro, de "mágico de oz"

os horrores seriam fruto do abandono a que a periferia é relegada
recado claro :

deixe o crack de lado” [ periferia é periferia]
o vício tem dois lados :
- rico e pobre - urbano e periferia
a droga deixa as periferias iguais

em "periferia é periferia" vemos que o termo periferia é o adjetivo para amontoado
de casas destruídas pela droga e pelos que são donos de aviões
Na periferia a lei é a da bala e da droga
. . . . . . . . . . . . . . . .  .   .    .    .     .
saber mais ?
assista-me!
comentário geral do álbum e trechos de entrevistas com mano brown