domingo, 27 de outubro de 2024

menino de três anos que brinca de pintar é chamado de "míni picasso"

 


laurent schwarz, três anos de idade e mancha de cores umas telas que seus pais dão a ele. é alegre e lúdico o movimento do quase-bebê. estamos em 2024.

o menino começou a pintar no fim de 2023.

os rabiscos coloridos passaram a valer milhares de euros com a disseminação das imagens do garotinho lambuzando telas e a si mesmo, neste 2024. 

foi chamado de "míni picasso". não é. trata-se de uma criança e não um técnico em arte plástica. não viveu ainda para discernir entre trabalho artístico e a diversão. o que ele faz é brincandeira de criança. simples assim.

é possível lucrar com essas manchas todas? claro. basta ter quem queira gastar. agora, tratar isso tudo como "novo picasso" é ridículo.

vejam abaixo


o próprio pai, na matéria que coloco a seguir, afirma que é apenas uma criança se divertindo. 
e é apenas uma criança se divertindo. juro.

vai cair no enem. 

materia da cnn brasil - menino pintor  - clica




quinta-feira, 17 de outubro de 2024

lição sobre função do estado - milly lacombe

 


  texto de milly lacombe, plataforma uol, outubro de 2024

Em nome de combater a corrupção privatiza-se tudo. Como se a corrupção fosse um acontecimento puramente estatal. Nada para ver nas análises fiscais das Lojas Americanas que levaram milhares ao desemprego e à falência e beneficiaram os bilionários de sempre. Circulando. A corrupção é o tecido que liga o setor econômico ao político no mundo. (...) Ela está em todos os lugares. É um falso debate esse que estamos travando: melhor o estado cuidar da energia ou melhor entregar para o sacrossanto gestor privado? É um debate falso na medida em que ele existe para que não foquemos no que importa: o bem comum não pode ser regido pela lógica do lucro. (...) Uma distribuidora de energia não existe para lucrar; existe para entregar. Entregar para todos. (...). Entregar sem falhas. É preciso gastar e investir e nunca, jamais e em tempo algum, embolsar o que sobrou. (...) Trata-se de um golpe dado contra a população e que começou com Fernando Henrique, que saiu privatizando tudo e disse que ia criar agências reguladoras que fiscalizariam. Arrãm.(...)


triste demais acompanhar esse show de horrores, em são paulo, neste segundo semestre de 2024. e olhe que esse tal nunes foi para o segundo turno da eleição para prefeito! a população de são paulo é uma das mais conservadoras do país, a gente sabe. elite e classe média não gostam de estudar. e há uma parte que é completamente desassisitda. contudo, há uma outra que luta contra a corrente para sobrevida da democracia e afins: são os chamados "de esquerda". que seja. pois essa gente que rema precisa de um prêmio! sério. os demais, eu já nem sei que adjetivo dar. manter nunes é ir para o caos.
são paulo merece boulos.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

água funda é questão de prova - fuvest

 


romance regionalista, modernista. folclore rural, narração em primeira pessoa, une misticismos e denúncia social. 

vejam estas perguntas. tente fazer. gabarito no final


"(...) casamento que começa com foguete, acaba com porrete. Esse não acabou com porrete, mas foi muito pior. Um guainumbi, um beija-flor, de papo branco entrou no quarto no dia do casamento. No começo era bom, mas depois o marido virou festeiro e ia para todas as farras com Seu Pereira. Mas Sinhá não brigava, casou contra a vontade dos pais. Pode até ser que brigasse, mas era escondido ou nunca aconteceu. A soberba ajudou Sinhá a sofrer calada.(...)"

[ Água funda, Ruth Guimarães, 1946 ]


A. O que o ditado popular “casamento que começa com foguete acaba em porrete” sugere sobre o relacionamento de Sinhá e Sinhô?

a) casamentos festivos são sempre felizes
b) casamento começou bem e mudou demais depois
c) as brigas foram frequentes desde o início
d) o casal não deveria ter se casado tão cedo
e) casamentos precisam de celebração sempre


B. Qual o papel do guainumbi de papo branco no trecho?

a) símbolo de felicidade e prosperidade para o casal.
b) representação da liberdade que ambos sentem
c) presságio de dificuldades que viriam 
d) sinal de sorte que marcou de ambos
e) elemento místico que trouxe harmonia


C. A atitude de Sinhá em relação ao comportamento de Sinhô pode ser interpretada como: 

a) submissão e falta de reação
b) resignação e aceitação
c) indiferença e medo
d) esperança e paz
e) desejo de vingar-se 


  . . . . . .  .  .  .  .   .   .   .



   respostas _

  A. b

  B. c

  C. b

 . . . .  .  .  .  .   .  

 saiba mais aqui






terça-feira, 1 de outubro de 2024

brasil de seis

 


os anos do calendário que terminam com seis são especiais, com oito letras. "especiais" tem oito letras, é o que quis dizer. mas seis é outra coisa. outra esfera -- que tem seis letras. seis galinhas pode ser muito, num jantar romântico, mas numa granja é pouco. 
o número seis é bacana porque meu primeiro nome tem seis letras. não sei o seu, mas o meu tem e deve significar muito. ter "seis" no nome combina com "viagem", seis letras... paraty tem seis, claro. em 1976 sonhava-se com abertura política, mas teve aquela explosão do riocentro. meu botafogo, lá de ribeirão preto, ganhava jogo atrás de outro, com sócrates, zé mário, mineiro, wilson campos, nei e tantos outros. os palmeirenses, em abril de 2006 ficaram tristes porque o time verde tomou seis gols do desconhecido figueirense, que não tem seis letras, nem aqui, nem na china, com cinco. aliás, em 1966 perdemos a copa do mundo, eu sei. em 1986 foi outra derrota, desta vez contra a frança, de cinco letras. 

em 1936 sofríamos com getúlio. muita gente sofria: graciliano, paulo emílio, prestes... e muito zé galinha continuava vendendo verdura na rua ou sabonete araxá, no mercado, sem saber das dores dos outros. alguns zé galinhas gravaram disco, fundaram igrejas... enfim... olhem, em 1956 havia presidente novo, o tal jk. era uma esperança, por ser mineiro.

2016, olimpíadas, com dez letras. o mascote foi uma dupla: tom e vinícius, tudo somado dá onze, não seis. por isso, não ganhamos o primeiro lugar. mas também em 2016, juan manuel santo recebeu nobel da paz. manuel tem seis letras. 

diz uma lei que cada casa só pode criar três galinhas e cinco pintos de quarenta dias. é muito número. nada do seis. quem fiscaliza os pintos? quem garante que tal pinto tem trinta ou quarenta dias? com seis galinhas a previsão é de mais de cento quarenta ovos ao mês. cento e quarenta. talvez cento e cinquenta dependendo da ansiedade de uma ou outra galinha.

em 2006, eleições coerentes. inácio tem seis letras, geraldo não. mas isso é outra história.


pedras no sapato

  no livro " f elicidade ", gianetti expõe que no século 18, o período iluminista apresentava uma equação que pressupunha uma harm...

postagens mais vistas