"O capitalismo e a democracia liberal triunfaram sobre o fascismo em 1945 e sobre o comunismo no começo dos anos 1990 com a queda da União Soviética. Com a dissolução da União Soviética e o advento da globalização, seus destinos foram desenredados. A crescente bifurcação entre a democracia e o capital é a nova ameaça para a civilização. (...)
Nesta nova paisagem, o conhecimento será definido como conhecimento para o mercado. O próprio mercado será re-imaginado como o mecanismo principal para a validação da verdade. Como os mercados estão se transformando cada vez mais em estruturas e tecnologias algorítmicas, o único conhecimento útil será algorítmico. Em vez de pessoas com corpo, história e carne, inferências estatísticas serão tudo o que conta. As estatísticas e outros dados importantes serão derivados principalmente da computação. Como resultado da confusão de conhecimento, tecnologia e mercados, o desprezo se estenderá a qualquer pessoa que não tiver nada para vender. (...)"
[ Achille Mbembe, professor camaronês ]
a nova distopia, a nova tempestade de ignorância e violência contra liberdades veio e já está se instalando. é inegável que a ascensão do novo fascismo e da ultra-direita colocam em risco não só a democracia como a própria vida de quem ousar pensar diferente.
em busca de um lugar à sombra de um banco, a nova sociedade capitalista se diz empreendedora e isso, em tese, é até bom. um novo estado de relações está se criando sob o signo do mercado, do algoritmo. por quê? o que significa?
saiba mais aqui :
Nenhum comentário:
Postar um comentário