segunda-feira, 29 de maio de 2017

claro enigma - carlos drummond







claro enigma é um conjunto de poemas de carlos drummond. mais um, dentro de sua vastísisma produção. aqui, por vezes verborrágico, insiste no tema da angústia, o que o torna um tanto repetitivo, já que o livro é curto. pretensioso até o talo, um de seus poemas se chama "a máquina do mundo", uma clara referência ao evento de mesmo nome, em "os lusíadas". vai vendo.
são seis partes: "entre lobo e cão", "o menino e os homens, "selo de minas", "notícias amorosas", "lábios cerrados" e "a máquina do mundo".
prevalecem versos livres, mas há um e outro soneto, além dos 96 versos decassílabos deste "...máquina..."
verso livre predomina, embora haja sonetos -- é a tal pretensão clássica. ficar atento a "oficina irritada", poema que traz a expressão "claro enigma". veja vídeo abaixo.
solidão, renúncia, saudade de um tempo que não viveu, contrastes soltos como art nouveau mal espalhados... não sei... são temas vagos para assuntos cotidianos. drummond de sempre. mas está no vestibular, aqui em são paulo, creiam (e fernando pessoa de fora).
mas dois poemas se salvam : "sonetilho falso a fernando pessoa" e "III - mercês de cima".
mais que isso, só me assistindo.






quarta-feira, 24 de maio de 2017

a transparência do mal




é possível definir o mal?
e aqui, mal com "L", por favor.
muita gente crê que o mal venha a ser o contrário do bem. considero tal ideia de um simplismo quase infantil.
se considerarmos razoável que o "bem" seja uma abstração, uma sensação prazerosa, então, o mal seria uma coisa, um objeto, já que se admite ser ele o contrário do bem. se é o contrário de uma ideia, então é uma coisa, um ente orgânico. talvez a maçã! talvez o asteroide que dinamitou dinossauros... vai saber.

bom, eu tentei dizer o que penso a respeito do mal. veja-me!



terça-feira, 23 de maio de 2017

sexta-feira, 19 de maio de 2017

quinta-feira, 18 de maio de 2017

fim do desgoverno temer





delações, propinas, eduardo cunha chantageando temer desde o momento de sua prisão... e o tal senador do leblon acabou tendo suas casas reviradas pela polícia federal. a irmã foi presa. 
a saída não deveria ser uma jurista. fala-se em carmen lúcia, do supremo. até em gilmar mendes. pra ser candidato, vale a constituição: 35 anos e ser filiado a um partido. dentre outros. mas... como o país está refém do judiciário, pode ser qualquer um, até o cacareco pode assumir, se houver o tal consenso. a direita bota os pés pelas mãos apostando que retirar a presidenta os salvaria de futuras acusações. tirar a presidenta; comprar o judiciário; jogar boi pras piranhas (cunha); fuçar vida de lula (nada foi encontrado), enfim, tudo isso não serviu e esses golpistas vão se coçar na rua. eu espero.

vale a pena ouvir nassif. 


segunda-feira, 15 de maio de 2017

o primo basílio - eça de queiroz





romance da fase mais social do escritor português.

o livro sai em 1878.

narrativa em 3a pessoa cujo tema é o adultério.

triângulo amoroso : basílio - luísa - jorge.

crítica à hipocrisia da sociedade portuguesa.

juliana, a criada, é a personagem secundária que se torna o fiel da balança no quesito julgamento moral.

quer saber mais?

assista-me!


terça-feira, 9 de maio de 2017

o que é arcadismo





escola literária do período iluminista, século 18

valorizou a natureza; a opção pela vida rústica.

era um estilo acadêmico.

quer saber mais ?

veja-me !


domingo, 7 de maio de 2017

rio de janeiro e o samba




o rio de janeiro continua cantando.
cento e um anos de samba, em 2017. "pelo telefone", de donga, é um marco na história da música negra no país e, por acaso, continua linda.





pedras no sapato

  no livro " f elicidade ", gianetti expõe que no século 18, o período iluminista apresentava uma equação que pressupunha uma harm...

postagens mais vistas