segunda-feira, 20 de abril de 2020

entre a educação e a barbárie



sim, abril de 2020, dia 20.

mais um dia de quarentena.

já começou uma movimentação pelo retorno do comércio e outras atividades, pelas cidades. tomara que não vingue, neste mês, pelo menos. 

houve manifestação, em s paulo, neste fim de semana, pregando que vírus covid-19 é fraude, uma invenção. 

as mortes, segundo as gentes, são causadas por h1n1. terrível. difícil pedir coerência a quem é ignorante e quer continuar na treva.


a ciência tem exposto à exaustão hospitais sem leito, covas anônimas, choro, solidão, horror. mas há quem faça manifestação pelo retorno às ruas. 

são ambiciosas,  dinheiristas, incapazes de compreender o que vai adiante do nariz. 
como é claro de onde vem a indicação da quarentena, a insensatez ataca cientistas, meios de informação e até o governador igualmente de direita por causa do isolamento que se prolonga. 

para azar dessa gente, o governo federal brasileiro é também de extrema direita e, com medo do impeachment, ainda sustenta discurso sobre importância do isolamento. a pessoa anti-ciência fica encurralada e, obrigada a pensar, surta, sai à rua, grita. 


e olhe que a aposta na demissão de mandetta (dem) era balão de ensaio para a popularidade da presidência, surtiu efeito nenhum na maioria da população: ninguém aplaudiu a façanha de demitir quem lutava pela saúde. 


estamos entre a educação de nossa gente e a barbárie dos insensatos.


educadores, humanistas, adultos com gosto por viver, devem sim continuar divulgando trabalhos dos cientistas, pregando coerência, respeito à coletividade, bom senso, verdade. 


hoje, constituição, ciência e pequena parcela da imprensa são a favor da humanidade e pedem que se fique em casa.


é a única saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário