sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

erros e a chance de acertar





terra plana, campanha contra vacinação, feminicídios, homofobia, invasão de terras indígenas, parcela da justiça permissiva diante dos crimes da cia. vale do rio doce, campanhas para armar o cidadão comum, nada de buscar assassinos de marielle franco, nada de buscar quem ameaça deputado humanista... a lista é interminável, desde os começos de 2018...

onde está o erro?
primeiro, a ascensão do fundamentalismo através do rádio, tv e congresso ligados ao que eles mesmos chamam de "bancada evangélica". é estarrecedor como cresceu esse tipo de postura que, no limite, prega o ódio a quem pensa e quer agir como vivente de um país laico. homossexualidade, interrupção de gravidez e senso crítico sobre a história não são temas bem-vindos no universo de quem então se diz religioso, cristão, cidadão de bem. há exceções eu sei, mas são tão poucos religiosos como irmã dorothy (assassinada), pedro casaldáliga, evaristo arns, frei betto ou francisco (argentino papa) que pouca diferença fazem, apesar de seus reconhecidos esforços.

segundo, o desmanche do sistema educativo, desde a ditadura militar. o projeto era justamente este: emburrecer o brasileiro médio e dar ele circo e meio pão. redes de tv aberta, rádios infestadas de evangelismo dinheirista, canais de tv por assinatura com esse conteúdo bíblico anti-democracia, parte da imprensa comprada pelas verbas de publicidade do governo e isso resulta numa alienação sem precedentes, a ponto de existir quem questione a contribuição do professor paulo freire para educação, no planeta, por exemplo. é estarrecedor.

terceiro, as notícias falsas facilmente plantadas nesta era digital em que tudo vale, tudo pode ser verdade, não há menor pudor em compartilhar ameças de morte, repúdio aos diferentes e uso de robôs para curtir mensagens de ódio... etc etc...

o que fazer?
apostar na educação, na leitura de mundo, no compartilhamento de conteúdos básicos de cidadania.
filosofia, matemática, pesquisa científica, lazer, jogos e dinâmicas de grupo, leitura, debate, isso tudo tem sido alvo de figuras como a aberração "escola sem partido" e seus companheiros de coche. valorizar o pensamento crítico, ter argumentos simples, sólidos para o que se quer sustentar. compartilhar conteúdo educativo... precisamos de toda ajuda.

e não soltar a mão de ninguém.

2 comentários: