terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

o evangelho segundo jesus cristo - josé saramago





publicado em 1991, "o evangelho segundo jesus cristo" é, com certeza, o mais icônico livro de saramago. custou a ele muitas críticas, incluindo um boicote do próprio governo português que vetou a candidatura do livro a um prêmio literário europeu. em 1993, transfere sua moradia para lanzarote, espanha.
romance de estilo que muito lembra um documentário, "o evangelho segundo jesus cristo" aborda a vida de jesus cristo, desde a anunciação, passando pela crucificação de josé carpinteiro, até a morte do próprio jesus, aos 33 anos. com momentos poéticos e outros tantos de ironia com os absurdos realizados em nome de deus, o livro traça painel da vida, na região de belém e nazaré, com refinado zelo histórico.
a relação do jovem filho de deus com maria de magdala, prostituta, é uma abordagem que mais humaniza do que diviniza a questão da vida do mito cristão. 
resolve sair de casa, aos 13 anos, deixando para trás, maria e oito irmãos. vive com pescadores e realiza o milagre dos peixes na rede. assediado por outros pescadores, por conta do milagre, jesus parte e, no caminho, pede ajuda para ferimento no tornozelo. é a casa de maria magdala. ela o ensina a amar e revela que ele é o amado que ela esperava. nunca os cânticos de salomão foram tão sutilmente utilizados como neste livro.

saber mais ?

eu e henrique subi resolvemos falar um pouco do livro.
assista-nos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário