quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

atividade interdisciplinar: oxigênio para escola





tenho pensado e tratado da questão da interdisciplinaridade há tempos.

já trabalhei com teatro estudantil, gincana virtual, fotografia, estudos do meio, sarau, música, vídeo, café filosófico, cinema, o diabo. quase sempre sozinho. no limite, com mais um professor. muitas das vezes, o trabalho era visto como um espetáculo, ou seja, um evento. um acontecimento que, na melhor das hipóteses, poderia se repetir, mas no outro ano.

já sofri um tanto com isso. hoje, só lamento não poder ter feito mais, agregado mais, ajudado mais nesse campo de atividades interdisciplinares.
necessário é que haja elemento catalisador de ações. um espaço de encontro de áreas ativas, na escola. um fórum, mesmo que virtual, via digital, para troca de ideias e possíveis ações ligadas a determinado tema, desde função da arte, produção de documentários, saúde mental, pesquisa sobre profissões ou moda através do século vinte. qualquer coisa.

essas atividades tiram as paredes que dividem salas de aula. deveria ser simples. 
não é porque poucas ações existem, nesse campo que, no limite, facilita o trabalho de professores porque há muitas mãos trabalhando. mãos e mentes, se permitem redundância.
numa reunião breve, objetiva, a pauta poderia ser:

1. o que fazer
2. como fazer
3. como avaliar


exemplo:

turmas de oitavo e nonos anos.

tema : "o que esperar do futuro"

1. organizar alunos em grupos de três a cinco integrantes; sugerir que organizem uma série de três perguntas envolvendo o tema
2. esses grupos podem ir à rua; podem entrevistar alunos do ensino médio; podem buscar conferência em vídeo e conectarem-se a escolas de outras cidades para realizar a pesquisa etc... etc...
3. a avaliação precisa ser decidida com o grupo de professores e coordenação : notas envolvendo conceitos de "a" a "d" ... ou de "a" até "e". a grade poderia ser algo como: tarefa cumprida totalmente (a); tarefa cumprida parcialmente (b); tarefa cumprida mas com falhas na estrutura etc (c) e por aí vai.

no ensino médio, com segunda série, fiz este trabalho junto à área de matemática.


vejam como ficou :




visitar museu sempre é bom! mesmo que virtualmente, por aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário